Categorias
Memória

Reforma dos prédios da Escola de Música entra em nova fase

Projeto foi desenvolvido pela professora Andréa Borde, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além da restauração do prédio de aulas, outro edifício será construído.

A reforma dos edifícios da Escola de Música entra em nova fase com a licitação das obras no pavilhão de aulas. Para a nova etapa estão previstas a demolição dos anexos não tombados e a restauração do telhado e das quatro fachadas, reconstituindo o aspecto original do edifício inaugurado por Alberto Nepomuceno em 1913. Está incluída também a reforma dos fundos e da fachada lateral do prédio principal, voltada para o antigo prédio do Automóvel Clube, que ainda não haviam sido recuperados nas etapas anteriores.

O link para o projeto de restauração do pavilhão de aulas pode ser encontrado aqui.

A Escola de Música recebeu da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a autorização para anexar e gradear o canteiro da Rua República do Paraguai. Tal decisão visa proteger o painel pintado pelo artista Ivan Freitas na empena lateral, além de viabilizar sua restauração.

O projeto de reforma da EM culminará com a construção de um novo prédio de aulas e sua integração ao conjunto de edifícios, com plena acessibilidade.

As lâminas, com o projeto desenvolvido pela arquiteta Andréa Borde, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, podem ser visualizadas nos links seguintes: Nível 1; Níveis 2 e 3; Níveis 4 e 5; Níveis 6 e 7; Níveis 8 e 9.