Pesquisa levantará perfil do graduando para melhorar assistência estudantil

Aluno de graduação, participe da pesquisa "Perfil do Graduando Ifes 2014" e contribua para que a UFRJ conheça suas principais demandas. O questionário poderá ser respondido entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, e os resultados permitirão à universidade solicitar incremento nas verbas para assistência estudantil, junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

A UFRJ inicia nesta terça-feira, 18 de novembro, uma pesquisa destinada a conhecer o perfil socioeconômico e cultural de seus alunos de graduação, com o objetivo de aprimorar as políticas de assistência estudantil.

Um questionário estará disponível até o dia 18 de dezembro no site www.perfil.ufu.br e permitirá que a Reitoria conheça melhor, além do perfil econômico do aluno, dados sobre vida acadêmica, moradia, trabalho e renda, família, saúde e qualidade de vida, e dificuldades enfrentadas por eles em suas rotinas acadêmicas.

Atualmente, a UFRJ destina mais de R$75 milhões anuais para a assistência estudantil, entretanto, a entrada de alunos com renda per capita mais baixa, nos últimos anos, e o aumento do número de estudantes provenientes de fora do estado do Rio de Janeiro têm gerado mais demanda pelos programas de assistência, como moradia e bolsa para permanência, entre outros.

Os resultados permitirão à universidade solicitar o incremento nas verbas, junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

Para mapear as demanda por assistência estudantil, e quais recursos devem ser acrescidos ao orçamento da UFRJ, a Reitoria, através da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) promoverá uma campanha, ao longo do próximo mês, estimulando os alunos a responderem ao questionário, ação fundamental para esse tipo de dimensionamento.

A superintendência também divulgará a ação a professores, decanos, diretores, coordenadores de graduação e demais servidores da universidade, solicitando a ampla divulgação e estímulo à participação dos alunos.

Para responder à pesquisa, cujo preenchimento demanda cerca de 30 minutos, o graduando deverá acessar a página e identificar-se com seu número de CPF. O perfil do alunado será divulgado posteriormente, para toda a universidade.

Pesquisa será aplicada em todo o Brasil

Realizada em âmbito nacional em todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a pesquisa "Perfil do Graduando Ifes 2014" é uma iniciativa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O Fonaprace tem voltado suas atenções para as demandas crescentes por assistência estudantil nas universidades públicas federais, principalmente após as ações de expansão, promovidas pelo Governo Federal. Na UFRJ, a pesquisa fica sob responsabilidade da SuperEst, que estará à disposição dos alunos que tenham dúvidas ou dificuldades para responder à pesquisa.

A SuperEst atende pelos telefones (21) 3938-1623/3938-1855 e tem informações sobre os programas de assistência estudantil da UFRJ no site www.superest.ufrj.br.