">Projeto estimula o uso dos ambientes virtuais como apoio às atividades docentes presenciais.

Professor apresenta Núcleo de Educação à Distância para decanos e diretores

Por Paulo Calmon

O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da UFRJ foi apresentado à comunidade acadêmica durante a Plenária de Decanos e Diretores, realizada no dia 3 de novembro.

O professor Francisco Artur Braun Chaves, coordenador do projeto, destacou seu objetivo principal: apoiar as disciplinas presenciais com atividades à distância. Do mesmo modo, o NEaD também apresenta-se como um ambiente de auxílio aos projetos de tecnologia da informação e comunicação de professores.

Oferecendo um espaço interdisciplinar, as ações disponibilizadas sugerem um acompanhamento mais eficaz do aprendizado dos alunos. Por meio da realização de atividades práticas no meio online, os alunos passam a ter uma flexibilidade de horário e a possibilidade de interação e construção de conhecimento coletivo no uso dos fóruns de discussão.

Os docentes, então, podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante o uso da ferramenta, além de disponibilizarem material didático auxiliar nas aulas presenciais, tais como vídeos, slides de aula e textos complementares.

Entre os projetos já acolhidos pelo NEaD está o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life UFRJ). O programa tem por objetivo a criação ou reestruturação de núcleos interdisciplinares para a formação de educadores. As plataformas Activ UFRJ e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA – Moodle) também são apoiadas e oferecidas pelo projeto.

O professor da Escola Politécnica, Ericksson Almendra, destacou o sucesso na utilização das plataformas online em suas disciplinas presenciais. Para ele, é necessário que sejamos adeptos das novas tecnologias nas técnicas de ensino, visto que os alunos são induzidos a trabalhar em grupo para resolver os desafios propostos, estimula o desenvolvimento da capacidade de expressão, dado que a interação contínua com o professor se faz necessária e garante mais autonomia aos discentes.

A adoção das novas práticas de ensino na Escola Politécnica já foi analisada em estudos de mestrado, recebendo avaliações positivas quanto à ampliação do aprendizado dos alunos.

Saiba mais sobre o Núcleo de Educação à Distância (NEaD) em: http://www.nead.ufrj.br/