Com a exibição do documentário Um sonho intenso, tiveram início no dia 5 de novembro as atividades da Semana do Servidor, organizadas pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro).">Com a exibição do documentário Um sonho intenso, tiveram início no dia 5 de novembro as atividades da Semana do Servidor, organizadas pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro).">
Categorias
Memória

O servidor público e o desenvolvimento socioeconômico em debate na Semana do Servidor

Com a exibição do documentário Um sonho intenso, tiveram início no dia 5 de novembro as atividades da Semana do Servidor, organizadas pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Com a exibição do documentário Um sonho intenso, tiveram início no dia 5 de novembro as atividades da Semana do Servidor, organizadas pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). O documentário, exibido no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, foi seguido de  debate com a presença do diretor do filme, José Mariani, e mediado pelo pró-reitor de Pessoal, Roberto Gambine.

Um sonho intenso, de 2014, trata dos processos socioeconômicos ocorridos no Brasil desde o governo Getúlio Vargas até os anos mais recentes, e conta com depoimentos de importantes especialistas brasileiros, como os economistas e professores da UFRJ Carlos Lessa e Maria da Conceição Tavares. A escolha do filme teve o objetivo de promover uma reflexão sobre o estado brasileiro e a sociedade, assuntos pertinentes ao serviço público. Segundo Roberto Gambine, a ideia surgiu após a exibição do documentário, em setembro, na Casa da Ciência.

Também participaram da mesa de debate a decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Maria Lúcia Werneck Vianna, e a professora do Instituto de Economia (IE) e diretora da Universidade da Cidadania, Maria Malta. A decana do CCJE discutiu a importância do desenvolvimento e os impactos positivos  daquelafase no segundo mandato de Getúlio Vargas e no governo de Juscelino Kubitschek. Já Maria Malta destacou a importância do servidor público na economia e desenvolvimento, incluindo a necessidade de sua maior valorização.

Outras atividades ainda integram a Semana do Servidor. No dia 6 de novembro, acontece o debate “Terceirização, precarização do trabalho e impacto na Administração Pública”, no Auditório Pangea do Instituto de Geociências, e no dia 7 de novembro, às 16h30, haverá uma festa, com show da Orquestra Voadora, no Grêmio da Coppe.