">No dia 7 de novembro, será realizada a cerimônia de posse do professor Walter Issamu Suemitsu, primeiro diretor do recém-criado Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides).

Cerimônia de posse do diretor do Nides

No dia 7 de novembro, será realizada a cerimônia de posse do primeiro diretor do recém-criado Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides). O professor Walter Issamu Suemitsu é um dos articulistas do núcleo e assumirá sua direção oficialmente.
Formalizado como órgão suplementar do Centro de Tecnologia em 2013, o Nides é o resultado de um trabalho desenvolvido na UFRJ há cerca de 20 anos. Compreende a continuidade da criação de uma linha de extensão, pesquisa e ensino voltada para a tecnologia e o desenvolvimento social.
O objetivo do núcleo é apoiar e desenvolver tecnicamente projetos sociais e solidários, e criar novos conceitos e metodologias no campo da tecnologia e desenvolvimento social. Além disso, pretende contribuir na formação de competências sociotécnicas nos estudantes e estimular sua participação nesses projetos.
Energias sustentáveis, tecnologia da informação para fins sociais, gestão compartilhada de recursos naturais, politecnia em educação e trabalho, segurança alimentar, redes e cadeias produtivas solidárias e ciência e cultura do mar são as principais temáticas investigadas pelo Nides.
A cerimônia de posse será realizada às 14h, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia, localizado na Av. Athos da Silveira Ramos,  149,  Cidade Universitária.