O objetivo é detectar a avaliação dos niteroienses sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura local e o que querem para o futuro.">O objetivo é detectar a avaliação dos niteroienses sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura local e o que querem para o futuro.">

Laboratório da UFRJ realiza pesquisa sobre qualidade de vida e transporte em Niterói

O Mobile-LAB, grupo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégica e Desenvolvimento (INCT/PPED) da UFRJ, está realizando uma pesquisa de opinião com os moradores de Niterói com a finalidade de revisão do Plano Diretor Municipal. O objetivo é detectar a avaliação dos niteroienses sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura local e o que querem para o futuro.

A pesquisa é a primeira atividade do Laboratório de Participação Social em Política Urbana em Niterói, criado para subsidiar o fórum de política urbana constituído por iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da sociedade civil. É uma iniciativa autônoma em relação à Prefeitura. "A partir da pesquisa, consultaremos instituições representativas de diversos setores. A última etapa pretende monitorar a implantação do Plano por cinco anos. Se a vontade popular e das instituições não for considerada, informaremos o cidadão e o Ministério Público", conta o professor Jorge Martins, líder do Mobile-LAB.

Aproximadamente 10% de toda a comunidade universitária da UFRJ residem em Niterói, o que representa mais de quatro mil pessoas. É importante que todos os estudantes, docentes e servidores com esse perfil respondam ao questionário, pois podem contribuir não apenas para a melhora na qualidade de vida em seu município, mas das formas de transporte entre Niterói e os campi da UFRJ. Para responder, clique aqui.

A cada dez anos, o Plano Diretor Municipal deve ser revisto para melhor atender as necessidades da população. É ele que define as diretrizes da política de desenvolvimento e expansão urbana e estabelece a organização do crescimento, funcionamento, planejamento territorial da cidade e suas prioridades de investimentos.