A divulgação dos vencedores será no dia 15 e a premiação no Parque Tecnológico no dia 28.">A divulgação dos vencedores será no dia 15 e a premiação no Parque Tecnológico no dia 28.">

Fundo Verde da UFRJ divulgará resultado do Concurso Soluções Sustentáveis em novembro

x7fForam encerradas, no último dia 5 de outubro, as inscrições para o concurso Soluções Sustentáveis (www.fundoverde.ufrj.br/concurso) do Fundo Verde da UFRJ. Ao todo, foram 28 projetos recebidos – de estudantes, funcionários, técnicos e pesquisadores da instituição –, abrangendo as temáticas: uso sustentável e eficiente da água, eficiência energética e mobilidade urbana sustentável.

O período de avaliação dos projetos pela comissão se estende até o próximo dia 5 de novembro, com a divulgação dos vencedores no dia 15 e a premiação no próprio Parque Tecnológico da UFRJ (campus Cidade Universitária) no dia 28 do mesmo mês.

As propostas serão julgadas por uma comissão formada por membros do Conselho do Fundo Verde da UFRJ e do Conselho do Plano Diretor da UFRJ, que elegerão as melhores de acordo com os critérios de ineditismo, impacto positivo da iniciativa, redução no consumo de água e energia elétrica e otimização das formas de locomoção dentro da universidade, dependendo da categoria em que estiverem inscritas. Além disso, o projeto também precisa ser viável economicamente.

O concurso visa estimular a proposição de ideias sustentáveis, de baixo custo e que sirvam de modelo para outros projetos similares. As três melhores propostas, uma por categoria, serão implantadas no campus da Cidade Universitária. Os autores das propostas vencedoras em cada categoria serão premiados com um tablet e receberão uma bolsa de estudos de três meses para que possam acompanhar as fases de implantação do projeto.

O Fundo Verde agradece a participação de todos que enviaram projetos e, também, aos que ajudaram na divulgação, contribuindo para a construção de um campus universitário mais sustentável e ambientalmente eficiente.