Categorias
Memória

MBA da Coppead é o único da América Latina a figurar em dois rankings do Financial Times

Pela primeira vez, o Coppead entra no ranking de Full time MBA e MBA executivo.

O MBA Executivo do Instituto Coppead de Administração da UFRJ entra, pela primeira vez, no ranking do jornal britânico Financial Times como um dos 100 melhores cursos lato sensu entre as mais bem avaliadas escolas de negócios do mundo.

Com esse reconhecimento, o Coppead/UFRJ, uma instituição pública brasileira, passa a ser a única escola de negócios da América Latina a estar listada simultaneamente nos dois rankings de MBA do renomado veículo britânico: com o programa Full Time MBA (Mestrado – stricto sensu), no qual é consistentemente listados nos últimos 13 anos e, agora, com o MBA Executivo (part time – lato sensu).

Foi a primeira vez que o curso MBA Executivo concorreu ao ranking lato sensu e, em sua estreia, já alcançou o 100º lugar – no Full Time MBA, referente ao nosso Mestrado, a escola atualmente ocupa  a 79ª posição.

Segundo o diretor do Coppead/UFRJ, Vicente Ferreira, o posicionamento internacional alcançado pode ser atribuído, principalmente, à qualidade dos alunos, que, após três anos de conclusão do curso, têm um upgrade na carreira, com uma progressão salarial média de 49% em relação ao antigo salário no início do programa. “Medimos o sucesso do curso pelo sucesso profissional dos nossos alunos e a progressão salarial, que é a 49ª melhor entre as 100 escolas”, afirma.

De acordo com o diretor, este reconhecimento é resultado de muito trabalho, iniciado há 40 anos, quando foi criada a primeira turma do Coppead. Para ele, peculiaridades como um corpo de professores 100% doutores e intensa produção de pesquisa e metodologia de ensino eminentemente participativa, também são fatores determinantes para a boa avaliação da escola no âmbito internacional.

“Temos uma intensa atividade de pesquisa, gerando conhecimento brasileiro sobre gestão de negócios e nossa metodologia de ensino participativa, baseada no método do caso, desenvolve habilidades de direção. Isso explica a tradição do Coppead”, ressalta Ferreira.

O reconhecimento do padrão internacional do Instituto Coppead de Administração da UFRJ é também comprovado pelo Selo de Qualidade Equis (European Quality Improvement System), que é outorgado a cerca de 140 escolas de negócios entre as quase 10 mil existentes no mundo. Conquistado pela escola desde 2006, esta certificação é dada as instituições de ensino em administração e gestão de negócios que, comprovadamente, atendam aos padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela EFMD (European Foundation for Management Development).