Por Paulo Calmon
O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ encerrou as discussões sobre a resolução que visa definir as normas e critérios para o desenvolvimento na Carreira do Magistério Federal na universidade. Aprovada na primeira quinzena de agosto, a proposta de regulamentação da progressão docente foi apresentada ao conselho em sessão extraordinária no dia 5/6.
O texto-base foi desenvolvido pelas três comissões permanentes – Comissão de Desenvolvimento (CD), Comissão de Ensino e Títulos (CET) e Comissão de Legislação e Normas (CLN), incorporando proposições da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), a fim de que a condução do debate fosse feita a partir da apresentação de sugestões de acréscimo, substituição ou supressão dos itens.
A presidente da CPPD, a professora Denise Nascimento, fez um apelo para que todos pensassem numa forma de resolução focando na universidade que todos anseiam nos próximos anos. Com o fim das discussões, uma comissão de revisão foi formada no próprio dia 14 de agosto, na reunião do Consuni. Os integrantes são os presidentes das comissões permanentes do conselho, o professor Flávio Alves Martins e os pró-reitores de graduação, de pós-graduação e pesquisa e de extensão, respectivamente, Ângela Rocha dos Santos, Débora Foguel e Pablo Cesar Benetti.