Defesa e Gestão Estratégica Internacional recebe nota máxima do MEC

Em sua primeira avaliação realizada pelo MEC, o curso recebeu nota 5. Isso se deve à união de diversos fatores, de acordo com a coordenadora de ensino Maria Isabel Sampaio dos Santos.

Por Diane Dias

O curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) da UFRJ obteve a nota máxima na visita in loco de reconhecimento do curso realizada pelo Ministério da Educação. O relatório contendo a avaliação foi divulgado no portal do e-MEC no dia 18 de setembro. Desde 2010, quando iniciou, duas turmas já concluíram a graduação. Esta foi a primeira vez em que o curso foi avaliado pelo MEC e lhe foi atribuída a nota 5 como resultado final.

Segundo a coordenadora de ensino do bacharelado em DGEI, Maria Isabel Sampaio dos Santos, a nota máxima galgada pelo curso é resultado da união de diversos fatores: “O apoio institucional, o empenho dos professores, funcionários e em especial dos estudantes que ajudaram a manter viva a chama do DGEI. Cada um, ao seu modo, foi importante para alcançarmos esse resultado. A presença maciça na reunião com a comissão demonstrou o compromisso e o envolvimento dos corpos discente e docente com o projeto DGEI”.

Apesar da excelente avaliação, o trabalho da equipe deve continuar a fim de manter a qualidade do curso. Em visita realizada nos dias 11 e 12 de setembro, a comissão avaliadora, composta pelos professores Karl Henkel (Universidade Federal do Pará) e Marrielle Maia (Universidade Federal de Uberlândia), considerou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso.

De acordo com a coordenadora, ao final de cada ano do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), há novas avaliações realizadas pelo MEC para a renovação de reconhecimento junto à secretaria competente. “A cada três anos seremos submetidos novamente à avaliação in loco. O relatório final dessa primeira avaliação aponta para a responsabilidade de manter os pontos positivos e melhorarmos na questão ‘bibliografia básica e complementar’, inserida nos conteúdos programáticos das disciplinas, em que não fomos tão bem avaliados", disse Isabel Sampaio.

A proposta do DGEI é formar profissionais capazes de analisar cenários nacionais, regionais e globais, e seus possíveis desdobramentos nas áreas de defesa, segurança e estratégia. O concluinte do curso é capaz de ingressar no mercado de trabalho apto a formular, coordenar e liderar processos organizacionais e institucionais na área governamental, no setor privado e no terceiro setor.