Unidades demandam professores substitutos

Na reunião ordinária do Conselho de Coordenação do CFCH, realizada na última segunda (22/09), a decana Lilia Guimarães Pougy ouviu as demandas das unidades para a contratação de professores substitutos.

Das nove unidades do CFCH, oito apresentaram pedidos de docentes temporários, entre renovações e novas vagas: Instituto de História (IH), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), Instituto de Psicologia (IP), Escola de Comunicação (ECO), Escola de Educação Infantil (EEI) e Colégio de Aplicação (CAp), sendo as duas últimas aquelas que apresentam as situações mais graves.

De acordo com Malu Rocha, diretora do CAp-UFRJ, a unidade precisa de 55 professores para suprir a carência de 19 departamentos. “A situação é bastante complicada. A universidade precisa pensar urgentemente a ampliação de vagas para o CAp. Quando a transferência para a Cidade Universitária for concluída, passaremos de 800 para 1200 estudantes. Isso acarretará uma demanda de mais professores e técnico-administrativos”, apontou a diretora. Já Alessandra Sarkis, diretora da EEI-UFRJ, afirmou que demandará a renovação de 25 vagas de professores substitutos, enquanto não forem autorizados concursos para professor efetivo. Os pedidos serão encaminhados aos colegiados superiores.