">A pró-reitora de gestão e governança da UFRJ é a mais nova integrante instituição, que reúne nomes como Fernando Henrique, Lula e Dilma.

Professora da UFRJ ingressa na Academia Nacional de Economia

Por Paulo Calmon

A pró-reitora de gestão e governança da UFRJ, professora Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, tomou posse no Quadro de Notáveis Imortais das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia (ANE) no final do mês de agosto. Ela é a mais nova integrante da instituição, que reúne nomes como os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, assim como a atual presidente Dilma Vana Rousseff.

A ANE é uma sociedade particular fundada em 1944, com sede no Rio de Janeiro, que visa a discutir e desenvolver as Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, e reúne brasileiros de notória competência e saber em qualquer das ciências ou profissões. A cerimônia de posse e diplomação dos mestres acadêmicos eleitos pela Assembleia Geral em 2014 ocorreu no Palácio do Comércio (sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro).

Aracéli Ferreira possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (1979), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Faculdade de Administração e Ciência Contábeis (FACC) atuando no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis. É International Associates do CSEAR University of St. Andrews e pesquisa nas áreas de Contabilidade Socioambiental e Relatórios Sociais e Contabilidade Estratégica e Pública. Co-orientadora do Programa de Doutorado em Contabilidade da University of Strathclyde, Glasgow.

Além da pró-reitora de gestão e governança da UFRJ, na sessão solene do dia 22 de agosto foram empossados: Alex Campos, jornalista da Rádio JB e do Jornal Corporativo; Carlos Alberto Rodrigues, economista, administrador, advogado e auditor fiscal da Receita Federal; Geraldo Luiz Nery da Silva, general de Brigada, ex-comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea; James Walker Neves Correa Júnior, advogado, professor Ucam, IBC e Mackenzie; José Carlos Scribel, engenheiro, advogado, consultor; Luis Laércio Simões Machado, engenheiro, ex-presidente de Furnas Centrais Elétricas; Marco Polo Moreira Leite, administrador, presidente da Asia Trade e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Marilia Vieira Machado da C. Castro, atuária, diretora da Atuas; Tatsuo Iwata Neto, advogado, administrador e pró-reitor da ESPM; e Waldemar Zveiter, desembargador, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça.