">Em comemoração aos 20 anos do projeto Ópera na UFRJ, as Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ realizarão a montagem de O Diletante, ópera de João Guilherme Ripper, com estreia em 25 de setembro, no Salão Leopoldo Miguez.

Ópera O Diletante celebra 20 anos de projeto musical

As Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ realizarão a montagem de O Diletante, ópera de João Guilherme Ripper, com estreia mundial em 25 de setembro, no Salão Leopoldo Miguez. A ópera é baseada na peça homônima de Martins Pena, um clássico do teatro de comédia brasileiro. O libreto e a música foram encomendados a Ripper pela Escola de Música em comemoração aos 20 anos do projeto Ópera na UFRJ.

João Guilherme Ripper é o compositor brasileiro contemporâneo que mais tem se dedicado ao gênero operístico, com obras como Domitila, Anjo Negro, Piedade e Onheama. Sua nova criação faz uma homenagem bem-humorada ao mundo e aos amantes da ópera. Mantendo a estrutura e o espírito do texto de Martins Pena, Ripper adaptou a peça para a Copacabana dos anos 50. O cenário é a sala do apartamento de Quintino, rico comerciante italiano, que alimenta uma paixão desmedida por La Traviatta, de Verdi. Seu maior desejo é fazer com que toda sua família compartilhe de sua paixão pela música italiana, solicitando o tempo inteiro sua filha, Josefina, e sua esposa, Merenciana, a cantarem trechos da obra com ele. Entre os pretendentes de sua filha procura um tenor para completar o elenco. É tão intenso seu estado delirante que as cenas do cotidiano de sua família sempre lhe remetem à ópera.

Ópera na UFRJ, um dos mais bem sucedidos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi criado em 1994 e, desde então, já produziu 17 montagens envolvendo docentes, discentes e técnico-administrativos da universidade.

RÉCITAS

25 de setembro, quinta-feira, 19h
26 de setembro, sexta-feira, 19h
27 de setembro, sábado, 17h
28 de setembro, domingo, 16h
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ
Lotação: 400 lugares
Rua do Passeio, 98, Centro, RJ.

01 de outubro, quarta, 19h
Teatro Municipal de Niterói
Lotação: 371 lugares
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

02 de outubro, quinta, 19h
Theatro D. Pedro, Petrópolis
Lotação: 500 lugares
Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro, Petrópolis.

06 de outubro, segunda, 11h
Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia da UFRJ
Lotação: 500 lugares
Av. Athos da Silveira Ramos 149, Bloco A, C. de Tecnologia,
C. Universitária.

16 de outubro, quinta, 19h
17 de outubro, sexta, 17h e 21h
Teatro Municipal de Macaé
Lotação: 310 lugares
Av. Rui Barbosa, 780, Centro, Macaé.