Colégio Brasileiro de Altos Estudos divulga agenda de eventos em setembro

Por Paulo Calmon

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), órgão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, realiza uma série de palestras entre os dias 12 e 18 de setembro. A primeira delas será conduzida por Esteban Buch, da École dês Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS-Paris), que abordará o tema “Música e ditadura na Argentina”.

Vassili Rivron, da Université de Caén/Basse-Normandie, no dia 15 de setembro, também falará sobre música, mas desta vez sob uma ótica verde e amarela. Ele dará a palestra intitulada “A valorização da música popular pela rádio brasileira”. Rivron retorna no dia 18, apresentando “A introdução da internet e do smartphone na vida social e nas práticas culturais na França e na África Central”.

Todas as apresentações acontecerão a partir das 17h no CBAE, que fica na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo. Serão emitidos certificados de participação.

Centenário de Evaristo Moraes Filho

Nas terças-feiras de setembro, a partir do dia 16, o CBAE vai homenagear o centenário de vida de Evaristo Moraes Filho.  O acadêmico foi professor da Faculdade Nacional de Direito (FND), fundador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Brasil (hoje, UFRJ) e regente da cátedra de Sociologia quando ela se transformou no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs). Com a presença de José Murilo de Carvalho, José Sérgio Leite Lopes, Charles Pessanha e Maria Stella Amorim, o evento começa às 18h, no prédio do CBAE.

No dia 23, a celebração muda de endereço. Ocorrerá no salão nobre do Ifcs, pela manhã, às 10h, com a presença de Angela de Castro Gomes, Regina Morel, José Ricardo Ramalho, Marcos Aurelio S. Rodrigues e Elina Pessanha. Já à tarde, às 14h, será a vez de Gláucia Villas-Bôas, André Botelho, Gabriela Nunes Ferreira, Antonio Brasil Jr. e Jefferson de Almeida Silva destacarem a importância do acadêmico. No mesmo dia, será inaugurada uma exposição no local, que fica no Largo São Francisco de Paula, nº1, Centro do Rio.

O salão nobre da FND receberá, no dia 30, Antonio Carlos F. de Moraes, Rodrigo Carelli, Ivan Simões Garcia, Sayonara Grillo da Silva, Celso Soares, Ana Luisa Palmisciano e Salete Macaloz, a partir das 18h30. O endereço da FND é: Rua Moncorvo Filho, 8, também no Centro. Nesses eventos também serão entregues certificados de participação.