Categorias
Memória

Eventos sobre arquivos da Ditadura

Entre os dias 9 e 11 de setembro, ocorre o Seminário Internacional “A Pesquisa em Arquivos”. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de valorização dos documentos iconográficos e textuais sobre uma época pouco conhecida da história.

No dia 12 de setembro, ocorrerá o lançamento do filme Retratos de Identificação, que mostra, pela primeira vez, um conjunto importante de imagens produzidas pelas agências de repressão no período da Ditadura Militar.

Paralelo ao seminário e ao lançamento, acontece a exibição de fotografias e instalações sonoras. São retratos de identificação policial de presos políticos, fotografados em diferentes situações: atos de prisão, tortura, exames de corpo de delito e processos de banimento. A exposição vai até o dia 21 de setembro.

Os eventos ocorrem no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e reúnem pesquisadores em história, cinema, fotografia e artes plásticas. As inscrições gratuitas vão até o dia 4 de setembro pelo e-mail: inscrição@arquivosdaditadura.com.

Para mais informações, acesse o site: http://arquivosdaditadura50anos.com.br/.

O CCJF fica na Avenida Rio Branco, nº 241, Centro.