Acordos vão financiar a execução de projetos inovadores e estratégicos no Instituto de Biologia e na Coppe.

"> Acordos vão financiar a execução de projetos inovadores e estratégicos no Instituto de Biologia e na Coppe.

">
Categorias
Memória

UFRJ assina convênios com Ministério da Pesca e Aquicultura

Acordos vão financiar a execução de projetos inovadores e estratégicos no Instituto de Biologia e na Coppe.

Por Diane Dias

No dia 7/8, foi realizada a cerimônia para assinatura de dois convênios entre a UFRJ e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O evento contou com a presença do ministro da pasta, Eduardo Benedito Lopes, e do vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, no Hotel Windsor Guanabara, no Rio. Os convênios vão permitir a execução de projetos no Instituto de Biologia (IB) da UFRJ e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe−UFRJ).

O termo celebrado com o IB trata da construção do Centro Nacional de Identificação Molecular do Pescado (Cenimp), responsável pela identificação de espécies, através do DNA, a fim de evitar fraudes em sua comercialização nacional e internacional.

No acordo com a Coppe, o MPA garantirá a fabricação de um barco de pesca com sistema de propulsão híbrida, com uso de fonte de energia renovável, que será desenvolvido pelo Programa de Planejamento Energético (PPE−Coppe).

O ministro do MPA, Eduardo Lopes, ressaltou a importância da criação do Cenimp: “Saem ganhando os consumidores brasileiros, que terão a garantia de comprar peixes da espécie realmente desejada. A fiscalização poderá identificar se o consumidor está sendo enganado e poderemos punir os infratores. Além disso, será um Centro de referência nacional”.

Iniciativa do Laboratório de Biodiversidade Molecular da UFRJ, a Rede Nacional para a Identificação Molecular do Pescado (Renimp) é coordenada pelo professor Antônio Solé Cava, do IB. Segundo ele, a criação do Cenimp será importante para a universidade, pois, além de prestar um serviço de qualidade à sociedade, o centro será utilizado para pesquisas e teses de doutorado, e poderá receber aulas de disciplinas de Biologia. “O Cenimp receberá demanda de todo o Brasil, contribuindo para que a UFRJ se torne cada vez mais uma universidade de referência em diversas áreas”, declarou.

“Nossa universidade tem o papel de produzir conhecimento que seja útil para o país. Nesse convênio, vamos ter a oportunidade de implementar pesquisas e ajudar na formação de alunos de mestrado e doutorado”, disse Antônio Ledo.



Coppe terá protótipo de embarcação para pesca artesanal

De acordo com o professor Eliab Ricarte, pesquisador da Coppe, o PPE irá desenvolver pesquisa, metodologia e o protótipo de uma embarcação para pesca artesanal de propulsão híbrida. A tecnologia utilizada permite a introdução de um motor elétrico na embarcação, alimentado por uma turbina eólica de eixo vertical, junto ao sistema convencional de motores a combustão de ciclo diesel.

O protótipo será dotado de alternativas tecnológicas para o uso combinado de energia renovável offshore, identificando oportunidades que facilitem o desenvolvimento e a adoção dessa prática na pesca nacional.