O presidente da Finep, Glauco Arbix, esteve na manhã de hoje, dia 16 de julho, no Parque Tecnológico da UFRJ para apresentar as diretrizes do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento.
A iniciativa, da UFRJ, teve como objetivo promover o debate a respeito do programa, que tem como meta criar, em 10 anos, até 20 plataformas do conhecimento em áreas como agricultura, saúde, energia, aeronáutica, tecnologia da informação e comunicação, naval e equipamentos.
Cerca de 50 pessoas – representantes de 15 empresas nacionais e multinacionais, 3 centros de pesquisa e 15 institutos ligados à universidade – debateram, durante duas horas, os principais pilares da iniciativa. No escopo do programa, também estão previstas medidas como atrair profissionais altamente qualificados do exterior para atuarem em subprogramas e dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas.
O projeto será executado com apoio de instituições governamentais, como Finep, BNDES, e ministérios. O decreto que instituiu o Programa está na íntegra no site.