Pelas regras do Ministério da Educação, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em graduações com carga horária igual ou superior a 5 horas diárias,  e com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

">Pelas regras do Ministério da Educação, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em graduações com carga horária igual ou superior a 5 horas diárias,  e com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

">
Categorias
Memória

Aluno da UFRJ já pode solicitar bolsa do MEC

Pelas regras do Ministério da Educação, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em graduações com carga horária igual ou superior a 5 horas diárias,  e com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

  

Desde o dia 24/6, alunos da UFRJ podem se inscrever no Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (PBP-MEC).

Segundo as regras estabelecidas pelo MEC, somente poderão se inscrever os alunos regularmente matriculados em cursos com carga horária igual ou superior a 5 horas diárias e que tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Pelo cálculo do MEC, na UFRJ podem se inscrever os alunos dos seguintes cursos:

Letras (Português/Japonês, Português/Italiano, Português/Espanhol, Português/Árabe, Português/Hebraico), Nutrição – Macaé, Enfermagem e Obstetrícia – Cidade Universitária e Macaé, Ciências Biológicas (Biofísica – Cidade Universitária e Xerém, Microbiologia e Imunologia), Farmácia – Cidade Universitária e Macaé, Medicina – Cidade Universitária e Macaé.

Além destes, os estudantes quilombolas e indígenas também poderão se inscrever, independentemente da carga horária dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9/5 de 2013.

O valor da Bolsa Permanência do MEC é de R$ 400,00, sendo que indígenas e quilombolas receberão valores diferenciados. Os candidatos podem pleitear a bolsa a qualquer momento, na Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) da UFRJ – veja abaixo.

O estudante que atender a todos os requisitos para inserção no programa terá sua inscrição validada pelo gestor do PBP-MEC na UFRJ e receberá cartão a ser emitido pelo MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A cada mês, a UFRJ será responsável pelo lançamento de frequência do estudante e validação da continuidade do benefício.

Estudantes que já recebam outras bolsas de assistência estudantil da UFRJ (Auxílio Manutenção-Benefício Moradia, Bolsa Auxílio, Bolsa Acesso e Permanência) não poderão acumular estas bolsas com o PBP-MEC. Uma vez se inscrevendo no PBP-MEC e sendo selecionados, serão excluídos dos demais programas.

Como solicitar

Para participar do programa, o estudante deve acessar a página eletrônica do PBP-MEC: http://permanencia.mec.gov.br e fazer seu cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas (link "Sistema PBP"), preenchendo os dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma.

Após essa etapa, o aluno deve imprimir o Termo de Compromisso a ser assinado e entregue junto com a documentação exigida. A lista de documentos está disponível no Manual de Gestão do Programa de Bolsa Permanência na página eletrônica (permanencia.mec.gov.br). O estudante também deve baixar aqui formulário específico para avaliação socioeconômica. Este formulário deverá ser impresso, preenchido e entregue juntamente com:

– Termo de compromisso (a ser baixado no site do PBP/MEC);
– Documentação exigida pelo MEC de acordo com sua situação socioeconômica;
– Documento de identidade dos menores de 18 anos; carteira de trabalho e declaração de próprio punho para as pessoas desempregadas e comprovante de residência atualizado (conta de luz, gás ou telefone).

Esses documentos devem ser entregues na Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) em envelope lacrado, identificado com o nome completo do estudante, DRE, curso, telefone e e-mail. Para os alunos de Xerém e Macaé, o local de entrega será na Secretaria Acadêmica do respectivo Polo/Campus.

Todas as informações sobre o PBP-MEC, os objetivos do programa, os critérios e exigências de desempenho acadêmico e procedimentos para inscrições poderão ser esclarecidos no portal http://permanencia.mec.gov.br

Dúvidas específicas em relação aos procedimentos internos à UFRJ deverão ser encaminhadas para o e-mail pbp.mec@superest.ufrj.br ou pelo telefone 2598-1623.

A SuperEst fica no  Prédio da Reitoria, 2º andar, Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, e a documentação deve ser entregue entre as 9h e às 16h30.