A UFRJ e o caso Delmar

A Universidade Federal do Rio de Janeiro se mantém em permanente alerta e acompanha preocupada com as consequências da recente sentença judicial aplicada ao estudante guineense Delmar N`Taquina Lopes Siga, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), no âmbito do Programa de Intercâmbio de Estudantes de Graduação (PEC-G).

O estudante Delmar foi preso em flagrante, em agosto do ano passado, acusado de roubo de um celular e tentativa de roubo de outro, mas nega enfaticamente a acusação, alegando sempre ter sido vítima de infelizes circunstâncias, graves equívocos e preconceitos. A sua condição de estudante estrangeiro, negro, e longe do amparo familiar lhe deixa vulnerável e frágil, e mobiliza as atenções e apoio da UFRJ, que lamenta todo esse episódio envolvendo um aluno aplicado, detentor de histórico escolar sempre com bom aproveitamento acadêmico e boa integração com seus pares.

A recente decisão condenou o estudante à pena de quatro anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, no dia 10/07/2014. A sua defesa deverá recorrer da decisão, alegando falta de provas mais consistentes e preocupação com o possível teor racista das acusações.

A UFRJ estará empenhada em garantir que sejam preservados os direitos constitucionais do estudante e que se evite qualquer possibilidade de risco de injustiças e preconceitos inaceitáveis.

Carlos Levi
Reitor