Moradores ganharão academia de ginástica e espaço de lazer.

">Moradores ganharão academia de ginástica e espaço de lazer.

SuperEst anuncia novidades para a Residência Estudantil

Moradores ganharão academia de ginástica e espaço de lazer.

Moradores ganharão academia de ginástica e espaço de lazer

A Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) da UFRJ realizou a primeira avaliação das obras em andamento na Residência Estudantil da Cidade Universitária. O edifício, que passa por sua primeira reforma geral em 40 anos, teve obras iniciadas em fevereiro deste ano.

De acordo com Ericksson Almendra, superintendente de Políticas Estudantis, a primeira etapa de obras já tem cerca de 50% de sua execução concluída. Seguindo esse ritmo de trabalho, ele avalia que a ala em reforma poderá ser ocupada até o final do ano.

Atualmente, 223 estudantes residem na ala masculina, que assumiu caráter misto, desde que a ala feminina foi desocupada, para início das obras. Destes, 112 moradores mudarão para o prédio reformado e os demais darão lugar a novos moradores, conforme decisão anunciada pelo Conselho Universitário, no ano passado.

De acordo com Ericksson, instalações hidráulicas, elétricas e peças de madeira do prédio antigo serão substituídas. A planta dos módulos será ligeiramente alterada, com a diminuição do tamanho dos banheiros e aumento da área comum. Os telhados e caixas d’água no local também serão substituídos integralmente, informou.

Como novidade para o local, Ericksson anuncia que os moradores ganharão uma academia de ginástica, no espaço que hoje abriga uma marcenaria, na ala masculina. Com cerca de 100m², as instalações substituirão a atual, que possui poucos equipamentos. “Vamos ampliar o serviço e transferir para este outro espaço”, disse. Segundo ele, a marcenaria deve ser desocupada dentro de dois meses.

As melhorias incluem ainda a criação de duas salas de computação, uma das quais também destinada a atividades de lazer, que estarão prontas já no início do próximo semestre letivo, em agosto.

Há dois meses, a Residência Estudantil ganhou um sistema de wi-fi para os quartos, seguindo a tendência da UFRJ de incluir pontos gratuitos de internet nos campi.

Exposição virtual: confira imagens da reforma em andamento na Residência Estudantil.

Confira outras novidades e ações em andamento:

Segurança: O trabalho atual da superintendência em relação aos quartos consiste na visita periódica aos espaços vazios, devido à obra, para certificar que não estão sendo utilizados irregularmente.

Carros abandonados: O trabalho para renovação da Residência Estudantil e seu entorno inclui ações como a retirada de carros abandonados no local. De acordo com a SuperEst, seis automóveis encontram-se no estacionamento do prédio, sem identificação de proprietários. A Prefeitura Universitária e o Detran foram acionados pela superintendência para providenciarem o reboque.

Reuniões periódicas: O Conselho de Administração da Residência Estudantil (Conare) tem se reunido na primeira segunda-feira de cada mês. A SuperEst considera a retomada das reuniões extremamente positiva, já que este espaço de discussões e deliberações legítimo está ativo e tem contado com a participação dos moradores.