Campus passa a ter credenciamento junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

">Campus passa a ter credenciamento junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

">
Categorias
Memória

Aprovado terceiro programa de pós-graduação do Campus UFRJ-Macaé

Campus passa a ter credenciamento junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira conquistou seu terceiro programa de pós-graduação. A proposta  de credenciamento junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) foi aprovada recentemente.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação (strictu sensu) presencial, voltado para professores de Ensinos Fundamental e Médio com ênfase principal em aspectos de conteúdo na área de Física. A iniciativa nacional é gerenciada pela SBF, e foi aprovada pela Capes em 2013, como um mestrado em rede, iniciando suas atividades em agosto do mesmo ano, com 21 polos espalhados pelo país. Devido à qualidade e importância da iniciativa, a Capes reclassificou o programa de nota 3 para 4.

Como o foco do programa será o professor do Ensino Básico em atividade, as aulas serão concentradas em um ou dois dias da semana. Na UFRJ, as aulas têm previsão de início já no segundo semestre de 2014, com 10 vagas por edital. Segundo a SBF, os candidatos com desempenho excelente no processo de seleção serão aceitos com bolsa de estudo e o programa contará com taxas de bancada (auxílio financeiro para desenvolvimento do projeto).

A iniciativa colabora com a consolidação e crescimento do campus, iniciando a estruturação do ensino de pós-graduação em ciências exatas na região. Além disso, ajudará a melhorar a qualidade do ensino de física nas escolas das regiões Norte Fluminense e Lagos.

Fonte: http://www.macae.ufrj.br/