">Sistema ganhou uma nova interface gráfica que facilita a inscrição em disciplinas. A mudança agradou os alunos da UFRJ.

Alunos aprovam mudanças no Siga

Por Giovanna Lisboa, Jean Souza e Paulo Calmon

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) da UFRJ ganhou uma nova interface gráfica na última quinta-feira (10/7). A tradicional plataforma utilizada na universidade para a inscrição on-line de disciplinas aguardava há anos por mudanças, e as alterações efetuadas tiveram recepção bastante positiva entre os alunos.

O reitor Carlos Levi comemorou o sucesso da ação e afirmou que a Reitoria tem se empenhado em modernizar as tecnologias utilizadas na UFRJ. “Temos feito um grande esforço para promover o melhor uso possível das tecnologias de informação e comunicação, dando suporte às atividades de ensino na universidade”, disse.

Aspectos relacionados à praticidade e agilidade da nova página foram os pontos mais destacados pelos alunos durante as inscrições. “Deu tudo certinho. Foi rápido e ficou mais prático também”, opinou Lucas Carralas, do Instituto de Física. “É ótimo, muito mais prático e eu não preciso mais desenhar um esquema de dias e horários numa folha pra entender o que estou fazendo”, afirmou a aluna Jéssica Santos, do 5º período de Jornalismo.

“A nova interface é muito mais funcional, mais amigável. Nosso projeto é reformular o Siga por inteiro”, contou a pró-reitora de Graduação, Angela Rocha. O sistema também já substituiu a interface do lançamento de notas e pauta dos professores.

O novo sistema foi inspirado no Siga Calmo, projeto desenvolvido por Guilherme Pim, aluno do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica. Apesar da referência, a interface foi totalmente desenvolvida pela equipe do Siga.

Boa recepção nas redes sociais

Nos últimos dias, vários alunos comentaram as mudanças do Siga nas redes sociais. No Twitter, a menção à agilidade do sistema e a outras funcionalidades foi registrada com bom humor:

Vanessa Lino − @vannessalino: Nunca fiz um pedido em inscrição tão rápido!! 😮 Fora que o novo Siga está fofo e colorido (minhas matérias em verde e azul *__*). 😀

Deborah Tavares − @_bebah: E esse SIGA que nem parece real? Terminei minha inscrição em 4 minutos e 23 segundos.

Geovane Mattos Jr. − @geeojr: Até agora tá funcionando de boa! Parabéns pela mudança!
Tamy − @tamypires: status: amando o novo Siga da UFRJ.

Julia Barreto − ‏@Julia__Barreto: @sigaufrj: Novo sistema de inscrições da UFRJ já está no ar! Pra glorificar de pé, irmãos!

Tainá Carvalho − ‏@Taiadestre: @sigaufrj: Adorei o novo método de pedido de inscrição. Achei mais eficaz e até mais simples. Parabéns!

Canais diretos para comunicação com alunos

Antes das mudanças para todas as graduações, o novo Siga passou por uma fase de testes entre alunos da Faculdade de Medicina, que possuem calendário acadêmico diferenciado dos demais cursos.

A Divisão de Registro de Estudante (DRE), responsável pelo sistema e vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), comunicou as mudanças aos alunos por e-mail. O passo a passo sobre o processo de inscrição foi disponibilizado na página e o sistema inaugurou canais de comunicação com os estudantes.

Em caso de dúvidas, eles podem ligar para o telefone (21) 3938-9430 ou enviar um e-mail para novainscricao@dre.ufrj.br. Caso prefiram, as inscrições também podem ser feitas pelo sistema antigo.

Para outras informações sobre o Siga, acompanhe o Twitter oficial do sistema em @sigaufrj. Para mais notícias sobre a UFRJ, acompanhe o Twitter da Reitoria no link @reitoriaufrj.