Categorias
Memória

Aluna da Coppe é premiada no World Petroleum Congress

Victoria Emilia Neves Santos foi agraciada com Excellence Awards pela apresentação feita no World Petroleum Congress, realizado de 15 a 19 de junho, em Moscou, Rússia.

  

A aluna de doutorado do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, Victoria Emilia Neves Santos, foi agraciada com Excellence Awards pela apresentação feita no World Petroleum Congress, realizado de 15 a 19 de junho, em Moscou, Rússia. Intitulado "Building a `bio-perspective` from petroleum revenues: a pathway through Bioplatforms Oriented Biofineries in Rio de Janeiro State, Brazil", o trabalho foi realizado sob a orientação dos professores da Coppe Alexandre Szklo e Alessandra Magrini.

Considerado o melhor abstract enviado por um profissional com menos de 35 anos, o estudo avalia a perspectiva do estabelecimento de biorrefinarias para a produção de intermediários químicos (bio-plataformas químicas) de alto valor agregado a partir do uso do bagaço de cana como matéria-prima.

A aluna optou pela cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) como estudo de caso. O município, que já foi uma das principais produtoras de cana de açúcar no país, tem hoje um papel marginal no setor. Por outro lado, é beneficiário da produção de petróleo por meio de royalties e participação especial. O trabalho apresentado pela aluna da Coppe aponta para a necessidade de investimento desses recursos em áreas que venham a suprir uma potencial falta do petróleo (recurso não-renovável) no futuro.

Com base em possíveis aplicações de duas bioplataformas químicas (bPQs) : o Ácido Succínico e o Ácido Levulínico, a aluna analisou o potencial de disponibilidade de excedente do bagaço de cana para geração de eletricidade para a própria usina e estimou o potencial de produção dos referidos químicos. Foram simuladas seis condições operacionais de melhoria de uma usina típica, com o objetivo de entender o potencial do bagaço excedente em caso de aumento da eficiência dos processos de produção de açúcar e álcool e de cogeração.

 O estudo aponta que com a perspectiva de ganho no valor ao invés de ganho na escala, a biorrefinaria produtora de químicos pode contribuir para o aumento da competitividade do setor sucroalcooleiro norte fluminense, além de poder atuar também como um condutor de diversificação econômica na região em virtude de seus potenciais efeitos multiplicadores.