">Durante a segunda semana de outubro, será realizada a 5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ para promover a apresentação e discussão de diversos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade.

5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ será entre 6 e 10/10

Por Paulo Calmon e Isabella Cardoso

Durante a segunda semana de outubro, a UFRJ estará mobilizada para a discussão e apresentação de diversos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade.

Com o objetivo de mostrar à sociedade os estudos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos, a 5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ reunirá, simultaneamente, a 36ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC-–2014), o 11º Congresso de Extensão da UFRJ e a 6ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ – Macaé. As atividades acontecerão entre os dias 6 e 10/10.

A 36ª JICTAC pretende proporcionar um espaço para exposição e discussão de trabalhos em diversas modalidades, estabelecendo, dessa forma, um intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores na UFRJ.

Os alunos de graduação, orientados por pelo menos um docente ou técnico-administrativo com doutorado, assim como alunos de iniciação científica júnior –destinada aos alunos do ensino médio –, orientados por docentes da UFRJ, podem apresentar trabalhos na jornada. A apresentação é obrigatória para bolsistas Pibic/CNPq, Pibit/CNPq, Pibic/UFRJ e Pibit/UFRJ, e para seus orientadores, quando solicitados, sobretudo durante a participação de seus orientandos.

O Congresso de Extensão Universitária possui o propósito de avaliar as atividades de extensão através da apresentação dos resultados dos programas e projetos da universidade apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex concluídos este ano ou desenvolvidos em 2013. Serão também divulgados os resultados de projetos apoiados por financiamentos externos (prefeituras, ministérios, instituições de fomento e empresas públicas, entre outros).

O evento visa discutir a extensão universitária e sua contribuição na formação cidadã dos estudantes de graduação, promovendo a articulação interna das atividades na universidade. A mostra de trabalhos no Congresso de Extensão é aberta aos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFRJ que sejam membros de equipes de programas e projetos de extensão da universidade, bolsistas ou não. As inscrições de trabalhos para o Congresso começaram no dia 1/7 e irão até 15/7.

No último ano, cerca de 3.600 trabalhos estiveram na JICTAC. O evento movimenta mais de 10 mil pessoas, entre pesquisadores, organizadores e visitantes, todos os anos, revelando-se como uma importante oportunidade para a sociedade conhecer os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFRJ.