Representantes de unidades participaram de encontro em maio.

">Representantes de unidades participaram de encontro em maio.

">
Categorias
Memória

Cresce número de gestores de relações internacionais na UFRJ

Representantes de unidades participaram de encontro em maio.

Representantes de unidades participaram de encontro em maio

Por Gustavo Natario

O I Encontro de Gestores de Relações Internacionais da UFRJ foi realizado no dia 13/5, na Faculdade de Letras. O objetivo do evento foi reunir, pela primeira vez, os representantes de relações internacionais de cada curso da universidade para trocar experiências e formar um grupo.

Ao todo, 20 gestores participaram do evento, o que demonstra o crescimento de cursos com representantes de relações internacionais, já que, até o ano passado, somente seis unidades tinham esse cargo. O aumento foi fruto do trabalho do Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) da UFRJ, que começou a realizar visitas às unidades de ensino para incentivar a nomeação de gestores.

Vitor Alevato do Amaral, coordenador do Scri, afirmou que cada unidade deve escolher o seu próprio representante.

Ele também explicou as principais funções deste cargo: “O papel do gestor é fundamental para a internacionalização da universidade. Ele deve levar as informações da reitoria à sua unidade, tirar dúvidas dos docentes e discentes do seu curso e recepcionar membros de universidades estrangeiras que sejam da sua área”.

Ainda segundo Vitor, a intenção do Scri é criar uma rede de representantes de relações internacionais para que eles possam se reunir em um fórum e discutir diversas questões. O próximo passo para uma maior integração já foi dado. Em agosto, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) será o local do segundo encontro.

“Até o  II Encontro mais unidades da UFRJ terão aderido às nossas propostas. Vamos realizar uma série de novas visitas para que o número de representantes de relações internacionais cresça ainda mais”, garantiu.