UFRJ tem edital aberto para transferência externa e isenção de concurso de acesso à graduação

Por Diane Dias e Jean Souza

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem inscrições abertas até o dia 7 de julho para o edital que permite acesso a cursos de graduação da universidade em vagas a partir do 3o período do curso, no Rio de Janeiro, no campus UFRJ – Macaé e no Polo Xerém, em Duque de Caxias.

Para o segundo semestre deste ano, serão oferecidas 560 vagas para Transferência Externa Facultativa e 316 vagas para matrícula com Isenção do Concurso de Acesso.

As vagas são exclusivamente para a graduação presencial e os candidatos podem escolher entre 109 opções de cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Física, Ciência da Computação, Desenho Industrial – Projeto do Produto, História, Serviço Social, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Farmácia, Odontologia, entre outros.

Poderão candidatar-se à Transferência Externa Facultativa os alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2014 em cursos de graduação no Brasil, em instituições de ensino superior públicas ou particulares reconhecidas pelos órgãos competentes, e brasileiros regularmente matriculados em cursos de graduação no exterior, de acordo com os termos do edital. Nesta modalidade, serão aceitas exclusivamente as inscrições dos candidatos que puderem ser dispensados de no mínimo 70% do conteúdo e da carga horária dos dois primeiros períodos do curso pleiteado.

Poderão candidatar-se à Isenção do Concurso de Acesso os portadores de diploma de curso de graduação realizado no Brasil ou no exterior devidamente revalidado. Nesta modalidade, serão aceitas exclusivamente as inscrições dos candidatos que puderem ser dispensados de no mínimo 20% (vinte por cento) do conteúdo e da carga horária total do curso pleiteado.

O processo de seleção será realizado em duas etapas, em datas ainda a serem divulgadas. A primeira é uma prova de redação, e a segunda é a etapa específica, realizada sob responsabilidade da instância acadêmica de cada curso, e que envolverá necessariamente ao menos uma prova escrita.

Inscrições

As inscrições para os processos estão abertas até às 16h do dia 7 de julho, no endereço eletrônico www.pr1.ufrj.br/transferencia e para efetivá-la será necessária a entrega dos documentos previstos no edital, com data a ser divulgada. Nesse endereço também está disponível o edital com todas as informações sobre os processos.

Para outras informações ou dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Disk Acesso pelo número (21) 3938-9430 ou através do email: acessograduacao@ufrj.br.

Novo edital até o fim do ano

O Edital de Transferência Externa Facultativa e Isenção de Concurso de Acesso é divulgado anualmente pela UFRJ. Está prevista para o final de 2014, a divulgação do edital de Reingresso Especial, destinado a alunos que tenham menos de um ano de formação pela própria UFRJ e desejam iniciar uma nova graduação na universidade.