UFRJ despede-se do professor Tércio Pacitti

Com pesar, a Reitoria da UFRJ comunica o falecimento, nesta terça-feira (17/6), do professor Tércio Pacitti, um dos principais personagens da história da universidade.

Com pesar, a Reitoria da UFRJ comunica o falecimento, nesta terça-feira (17/6), do professor Tércio Pacitti, um dos principais personagens da história da universidade e que, por suas contribuições na área de informática, desde 2010 dá nome ao Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ).

Nascido em 9/9/1928 (Atibaia, SP), o professor Pacitti deixa mulher e quatro filhos. Ele foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC) na sexta-feira passada e morreu ontem à noite, em um hospital do Rio. O velório será nesta quinta (19/6), às 10h, e o enterro às 13h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

O primeiro contato de Tércio Pacitti com a UFRJ se deu em 1976, quando passou a dar suporte, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), à pós-graduação de engenharia da universidade, que posteriormente seria a Coppe/UFRJ. Em seguida, foi diretor do Departamento de Cálculo Científico da Coppe, embrião do Núcleo de Computação Eletrônica da universidade.

Com graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA em 1952, Pacitti concluiu mestrado em Electrical Engineering (1961) e doutorado em Electrical Engineering and Computer Sciences (1971), ambos pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Entre 1982 e 1984 foi reitor do ITA, instituição na qual desenvolveu, na década de 1960, estudos na área de Engenharia com auxílio de computadores, que deram origem à disciplina Cálculo Numérico, naquela graduação.

Foi autor de diversas publicações, com destaque para Fortran Monitor – princípios (1967), referência em Computação.

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, e a diretora do NCE/UFRJ divulgaram notas de pesar, nesta quarta-feira.

Nota do Reitor

Hoje, o Brasil e a UFRJ despertaram diminuídos pelo falecimento do professor Tércio Pacitti, um dos pioneiros da Computação no país e em nossa universidade. Com orgulho, a UFRJ guardará em sua memória as inúmeras contribuições do professor Pacitti para o conhecimento na área de Informática e para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. É com pesar que a UFRJ despede-se desse grande nome de sua história e solidariza-se com sua família e amigos.

Carlos Levi

Nota do NCE/UFRJ

É com imenso pesar que comunico o falecimento do nosso querido Professor Tércio Pacitti ontem à noite.

O Brigadeiro Tércio Pacitti, engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi primeiro lugar da turma de 1952, mestre e doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Pacitti foi um dos maiores nomes da informática brasileira, escreveu vários livros na área, com destaque para o Fortran Monitor, que de 1967 a 1987 vendeu 250 mil exemplares no país, tendo alcançado mais de 1 milhão de exemplares vendidos nos últimos anos.

Reitor do ITA de 1982 a 1984, criou o curso de Engenharia da Computação, liderou a introdução da informática no ITA, na Aeronáutica, na Copee-UFRJ e na UNIRIO. Foi o primeiro diretor de Departamento de Cálculo Científico da Coppe, que em 1970 tornou-se o Núcleo de Computação Eletrônica do qual foi Diretor e que hoje leva o seu nome como "Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais".

Claudia Motta
Diretora