O “4º Seminário A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro” será realizado nesta quinta, 05/06, com participação de professores da UFRJ.

">O “4º Seminário A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro” será realizado nesta quinta, 05/06, com participação de professores da UFRJ.

">
Categorias
Memória

Seminário discutirá alfabetização no estado do Rio

O “4º Seminário A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro” será realizado nesta quinta, 05/06, com participação de professores da UFRJ.

Por Jean Souza e Isabella Cardoso

O “4º Seminário A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro” terá a participação de especialistas da UFRJ e trará como novidade a discussão sobre o ensino de matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Nesta quinta-feira, 05/06, será realizado o 4º Seminário “A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro” com o tema “Fronteiras da Formação Continuada: diferenças no campo curricular e nos movimentos sociais”.

O seminário é organizado pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa no âmbito do Ministério da Educação (MEC), no qual os governos federais, estaduais e municipais firmam um acordo para que os estudantes dos sistemas públicos sejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Essa proposta tem como referência principal o Programa Pró-Letramento, implementado em 2005, que tem como finalidade a formação continuada à distância.

Nesta edição do seminário, o debate será ampliado ao Instituto de Matemática da UFRJ para um melhor entendimento sobre a educação matemática e uma integração entre as disciplinas de matemática e língua portuguesa e tem como público alvo, professores participantes do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa do estado do Rio de Janeiro.

O seminário contará com transmissão ao vivo pelo site http://www.pnaicufrj.com.

O evento será das 9h às 17h, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEEDUC), Avenida Professor Pereira Reis, 119, Santo Cristo.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ – 09h às 12h 30min

ABERTURA SOLENE
Elaine Constant

APRESENTAÇÃO CULTURAL

PALESTRA: Currículo, Fronteiras e Conhecimentos: redesenhando outras trajetórias
PALESTRANTE: Rita Frangella (UERJ)
EXPOSIÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA
TEMA: Construção da Interdisciplinaridade na Formação do Formador

TÍTULO DA EXPOSIÇÃO: Diálogos entre os formadores de Língua Portuguesa e Matemática: alguns caminhos para uma formação interdisciplinar
APRESENTADORES: Equipe de formadores/as do Polo de Araruama.
Wagner Rohr; Joelma Barbosa; Alan Calisto; Vivian Portilho; Naara Pereira; Adriana Regina.

COORDENADORA DA MESA:
Bruna Moustapha

TARDE – 13h 30min às 17h

MESAS REDONDAS
TEMA: Desafios da Educação Especial
Palestrantes: Léo Akio (Cap/UFRJ. Formador de Matemática de Niterói), Claudia Segadas (Instituto de Matemática), Eliane Rodrigues (Doutoranda PPGE/UFRJ).

COORDENADORA DA MESA:
Lilian Nasser

TEMA: Afinal, o que é Educação do Campo?
Palestrantes: Marcelo Dias (UFF. Supervisor do polo de Itaperuna/PNAIC/UFRJ), Tânia Maria Alberto (Secretaria de Campos de Goytacazes. Diretora de Graduação da UNIFLU).

COORDENADORA DA MESA:
Miriam Kaiuca

PÚBLICO ALVO: Professores participantes do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa do estado do Rio de Janeiro