Criado para ouvir experiências e valorizar o servidor técnico-administrativo da UFRJ, o II Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos (Sintae) encerra inscrições de trabalhos na próxima semana. ">Criado para ouvir experiências e valorizar o servidor técnico-administrativo da UFRJ, o II Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos (Sintae) encerra inscrições de trabalhos na próxima semana. ">

II Sintae UFRJ tem inscrições para trabalhos até 13 de junho

A UFRJ convida a todos para a 2ª edição do Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos (Sintae), que acontecerá entre os dias 22 e 25 de setembro, no Auditório Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). A submissão de trabalhos deve ser feita até 13 de junho, através do site do evento e servidores de todos os cargos e classes podem participar.

Organizado pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), o Sintae busca estimular os servidores da universidade a expor suas ideias, através de trabalhos e pesquisas e, ao mesmo tempo, permite que outros funcionários possam conhecer as atividades realizadas pelos demais colegas, gerando uma aproximação que desenvolve e motiva os funcionários da UFRJ.

De acordo com o pró-reitor de Pessoal, Roberto Gambine, o seminário é um ponto de encontro para estreitar laços entre as unidades, valorizando os servidores da UFRJ. “Os técnico-administrativos continuam se qualificando ao longo da carreira no serviço público e são também geradores de conhecimento através destas atividades que realizam”, disse.

Para ele, a UFRJ precisava de um espaço de reconhecimento do trabalho desempenhado pelos técnicos, o que se confirmou com a bem-sucedida primeira edição do Sintae, no ano passado.

O desafio atual é que o seminário vire um evento institucional, uma vez que em apenas uma edição, já mostrou resultados positivos, que trarão mudanças, como a relação horizontal entre servidores.

“O Sintae motivou os servidores a perceberem que são peça-chave na construção de uma universidade melhor e que são cargos fundamentais para o pleno funcionamento da instituição”, disse.

As apresentações deste ano serão separadas em dois grandes eixos: Gestão Pública e Universidade; e Ensino, Pesquisa e Extensão. Com isso, o II Sintae UFRJ abrirá a oportunidade para que servidores troquem ideias sobre o futuro de suas funções, criando uma troca de experiências benéfica não só para eles, mas também para a UFRJ, avalia Gambine.

Segundo o pró-reitor, a função da PR-4, organizando o seminário, é promover uma ponte entre esses diversos servidores.

Renovação do corpo administrativo

O quadro de servidores da UFRJ tem cerca de 13 mil funcionários. Ao longo da última década, a universidade abriu vagas que renovaram o pessoal. Em 2013, para a realização do primeiro Sintae, a PR-4 fez uma pesquisa e constatou que havia cerca de mil mestres e mais de 120 doutores entre os servidores de todos os cargos e das classes A, B, C, D e E.

Segundo o pró-reitor, os servidores da UFRJ são profissionais qualificados que têm muito a oferecer. A realização do II Sintae UFRJ é resultado dessa percepção.

Para conferir o resultado dos trabalhos do I Sintae, acesse o caderno de resumos aqui.