O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem) da UFRJ completa 20 anos em 2014 e para comemorar a data especial, diferentes eventos acontecerão no local entre os dias 02/6 e 06/6.">O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem) da UFRJ completa 20 anos em 2014 e para comemorar a data especial, diferentes eventos acontecerão no local entre os dias 02/6 e 06/6.">

Nupem comemora 20 anos com programação extensa

Logo Nupem 20 anos

A primeira palestra do evento será apresentada pelo professor Carlos Vainer, titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. “Saberes, Saberes: Possibilidades e Limites da Transdiciplinaridade” será o tema de sua fala, no dia 2/6.

A comemoração contará com quatro palestras de professores da UFRJ, como o titular do Instituto de Ciências Biomédicas (IBC), Vivaldo Moura Neto, e o professor emérito da UFRJ, Luiz Bevilacqua.

A semana contará com cinco workshops diferentes, com temas como “Biotecnologia e Meio Ambiente”; e “Restauração de Áreas Degradadas”; estes coordenados por Marco A. Cruz e Rodrigo Lemes Martins, respectivamente.

Organizado pelos alunos do curso de Biologia, o “Sarau” apresentará música e teatro, oficinas e exposições. O evento espera receber doações para contemplar uma instituição ainda a ser escolhida. Para inscrição, acesse o site.

Um Festival de Poesia será disputado por pessoas que fizeram e ainda fazem parte do Nupem. As inscrições de estão abertas até o dia 28/5 através do email nupem20anos@nupem.ufrj.br.

O vídeo “Nupem/UFRJ: A realização de um sonho”, será apresentado pelo professor Rafael Nogueiro e o curso “Imagem e Microscopia” será apresentado pelo professor Rodrigo Nunes da Fonseca.

O evento será finalizado com uma sessão solene no dia 06/6, às 14h, homenageando as pessoas que fizeram parte da criação e da manutenção do Nupem como centro de excelência ao longo destes 20 anos. O professor emérito e ex-reitor da UFRJ, Nelson Maculan Filho, encerrará a semana de atividades, com a palestra “Educação Superior Brasileira na Atualidade: Um diagnóstico”.

Para acessar a programação completa da comemoração, acesse aqui .

Para inscrição inscrição no Sarau de biologia, acesse aqui.

Para mais informações sobre a sessão solene, acesse aqui.