A publicação com artigos em inglês tem como foco a difusão internacional da realidade metropolitana brasileira.
">A publicação com artigos em inglês tem como foco a difusão internacional da realidade metropolitana brasileira.
">
Categorias
Memória

INCT Observatório das Metrópoles lança ebook sobre a formação do Rio de Janeiro cidade-metrópole.

A publicação com artigos em inglês tem como foco a difusão internacional da realidade metropolitana brasileira.

INCT Observatório das Metrópoles lança ebook sobre a formação do Rio de Janeiro cidade-metrópole.Depois de um longo ciclo de 25 anos de decadência econômica e urbana, o Rio de Janeiro finalmente pôde iniciar, em 2005, um ciclo de regeneração capitaneado pelas vitórias do Brasil em sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Esse contexto gerou o “milagre carioca” do qual emergiu uma coalizão urbana envolvendo os diferentes níveis de governo e os tradicionais e novos atores da economia da cidade.  Todos praticando um novo modelo de governança empreendedora a fim de transformar o Rio de Janeiro em uma global city. Esse projeto, porém, se realiza à sombra de uma periferia metropolitana, composta por 19 cidades que concentram outros esquecidos 5,5 milhões de habitantes. É diante desse contexto que o INCT Observatório das Metrópoles lança o ebook “The Metropolis of Rio de Janeiro: a space in transition” – coletânea de artigos em língua inglesa destinada a difundir para a comunidade internacional as transformações urbanas recentes no Rio de Janeiro.

O lançamento do e-book “The Metropolis of Rio de Janeiro: a space in transition” faz parte do projeto de difusão internacional que vem sendo implementado pelo INCT Observatório das Metrópoles, de acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

De acordo com o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, que escreve a Apresentação do ebook, o Observatório das Metrópoles direciona agora seus esforços para a difusão internacional da realidade metropolitana brasileira. “No caso desta coletânea de artigos em inglês o objeto de investigação é a formação do Rio de Janeiro enquanto cidade-metrópole. Do seu ciclo de decadência e crise iniciado no final dos anos 1970 e aprofundado na década de 1980, ao período de recuperação a partir da segunda metade dos anos 2000 com o chamado ‘milagre carioca’, passando por temas como a evolução das populações de favelas, moradia, mercado de trabalho, desigualdades urbanas, até abordar o processo de mercantilização da cidade no contexto dos megaeventos esportivos”, afirma Ruy Garcia Marques e completa:

“O Brasil não é só urbano, é também um país cada vez mais metropolitano. Monitorar as tendências de reconfiguração destes grandes aglomerados urbanos, compreender o seu papel na articulação territorial nas escalas global, nacional e regional, bem como as diferenças existentes entre eles tem sido a contribuição que o INCT Observatório das Metrópoles tem dado ao país nos últimos anos”.

Segundo o coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o livro apresenta o estado da arte das questões centrais que marcam a formação do Rio de Janeiro enquanto cidade-metrópole. “Trata-se de uma coletânea especial com dezessete artigos, já publicados, representativos da produção do Observatório, cujo foco é a dinâmica da urbe carioca. Pretende-se apresentar para o público estrangeiro algumas das reflexões sobre a questão metropolitana brasileira, e, mais especificamente, sobre o espaço urbano do Rio de Janeiro, desenvolvidas pela Rede, sob vieses teórico-metodológicos diversos. A variedade de temas e assuntos tratados reflete a capacidade multidisciplinar de uma equipe que pensa e percebe o urbano de forma plural e complementar, e, que busca a consolidação de um arcabouço teórico-conceitual próprio condizente com a realidade do país”, explica Ribeiro.

O ebook “The Metropolis of Rio de Janeiro: a space in transition” está disponível para download no site do Observatório das Metrópoles .