Professora da UFRJ recebe Prêmio Capes-Elsevier 2014

Em cerimônia realizada no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, a pesquisadora do Instituto de Química (IQ), Bluma Guenther Soares, recebe o prêmio, fruto da parceria entre a Editora Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).

Por Paulo Calmon

A professora Bluma Guenther Soares,  pesquisadora do Instituto de Química (IQ), recebe o Prêmio Capes-Elsevier 2014 nesta quinta-feira (15/05) em cerimônia realizada no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. O prêmio é fruto da parceria entre a Editora Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).

Dez mulheres de instituições brasileiras que se destacaram na produção científica no Brasil e no mundo serão homenageadas no evento. Os  critérios adotados para a seleção das vencedoras envolvem pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus, maior base de dados de resumos e citações de literatura científica, e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.
Segundo Ezequiel Farré, diretor regional da Elsevier S&T para a América Latina, “A Elsevier busca sempre reconhecer instituições e pesquisadores que se destacam por suas contribuições à ciência. Esta edição presta uma merecida homenagem às mulheres que ganham cada vez mais espaço na produção intelectual brasileira”.

Além de Bluma Guenther Soares, pesquisadora da UFRJ, serão premiadas Alicia Juliana Kowaltowski (USP),  Ana Cristina Gales  (UNIFE SP),  Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS),  Maria Angela de Almeida Meireles (UNICAMP),  Maria Inês Schmidt (UFRGS), Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno (USP), Maria Valnice Boldrin Zanoni (UNESP), Tatiana Emanuelli (UFSM) e Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP).