">“Projetos interrompidos: repercussões da ditadura sobre a universidade, os trabalhadores e os povos indígenas” contará com testemunhos de pessoas atingidas pela ditadura, além de debates.

Evento no CBAE relembra os anos de ditadura militar

Por Gustavo Natario

No dia 1/4, o Golpe Militar de 1964 completou 50 anos. Para relembrar os acontecimentos que se seguiram durante os anos da ditadura, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) será o local do evento “Projetos interrompidos: repercussões da ditadura sobre a universidade, os trabalhadores e os povos indígenas”, que será realizado nos dias 19 e 20/5.

O evento contará com testemunhos de pessoas atingidas pela ditadura e quatro mesas de debates. No dia 19/5, a programação vai das 9h às 18h e os debates serão a respeito dos trabalhadores rurais e urbanos durante o regime militar. No dia 20, o evento acontece das 9h às 17h, com discussões sobre a  ciência, a universidade e os povos indígenas.

O CBAE fica no Flamengo, na Avenida Rui Barbosa, número 762.

Confira a programação completa do evento:

09h Abertura

José Sergio Leite Lopes (UFRJ)
Daniel Aarão Reis Filho (UFF)
Geraldo Cândido (Comissão da Verdade do Rio)

10h – 13h Trabalhadores Rurais

José Francisco da Silva (CONTAG)
José Rodrigues Sobrinho (CUT)
Francisco Urbano Araújo Filho (CONTAG)
Josefa Reis (INCRA)
Coordenador: Moacir Palmeira (Museu Nacional-UFRJ)

14h -15h Testemunho de Adriana Cardoso, filha de José Cardoso "Ferreirinha", ex-metalúrgico.

15h – 18h Trabalhadores Urbanos

Benedito Santos (Fórum dos Anistiados dos Operários Navais),
Adelino Chaves (Presidente Associação dos Aposentados e Pensionistas da Petrobrás)
Ulisses Lopes (Sindicato dos Metalúrgicos)