Categorias
Memória

Empresas da Incubadora da COPPE/UFRJ faturam 236 milhões em 2013

As empresas residentes e graduadas da Incubadora da COPPE/UFRJ, no Rio de Janeiro, alcançaram um faturamento R$ 236 milhões em 2013.  A Incubadora é o braço das startups do Parque Tecnológico da UFRJ e está completando 20 anos de atividade  em 2014. Além do montante, juntas, as 71 empresas residentes e graduadas geraram, ainda, mais de 1.100 postos de trabalho e a presença de mestres e doutores é notável.

Outra novidade é a chegada de cinco novas empresas, completando agora 26 residentes na Incubadora com a entrada das startups EasySubsea, Koios, Geonumérica, CUG e Biotecam.

Novas startups são de áreas como petróleo, TI e informática

A EasySubsea oferece serviços e produtos para monitoramento, controle e automação de poços de petróleo para o segmento subsea. Ainda na área de petróleo, a Geonumérica oferece ao mercado modelagem de bacias petrolíferas e simulação computacional que permitem o estudo das potencialidades para a exploração de petróleo e gás (convencional e não convencional) em determinada região.

Voltada para o setor imobiliário, a CUG (Custo Unitário Geométrico) desenvolve modelos para estimativa dos custos finais para empreendimentos em fase preliminar de desenvolvimento. A Koios desenvolve e comercializa impressoras 3D, além da prestar de serviços de impressão.  E a Biotecam oferece e desenvolve soluções para o aumento de eficiência de sistemas de tratamento de efluentes para estações de tratamento de indústrias ou de sistemas públicos, e de unidades que buscam eliminar custos e passivos ambientais e transformar resíduos em retorno financeiro.
 
Sobre a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

Instalada na Ilha da Cidade Universitária, a Incubadora da COPPE que completa 20 anos em 2014, foi criada para incentivar o empreendedorismo e a transferência de conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas para novos serviços e produtos tecnológicos. Sua atuação está focada principalmente nas áreas de petróleo e gás, energia, meio ambiente e tecnologia da informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios localizados no campus da UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o Centro de Pesquisas da Petrobras, e com as empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ.  Por meio da conclusão do seu terceiro prédio em 2014, a Incubadora amplia sua capacidade para até 30 empresas residentes com uma excelente infraestrutura empresarial.