">Ganhadora de cinco das nove modalidades em que competiu a UFRJ conquistou o título de campeã geral do 3º Jogos Universitários do Vale do Paraíba (JUV), que aconteceu de 1 à 4/5 em Lorena, interior de São Paulo.

UFRJ é a grande campeã da 3ª edição dos Jogos Universitários do Vale do Paraíba

No mesmo fim de semana, os alunos de Comunicação conquistaram o 3º lugar geral dos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS), em Vassouras, interior do Rio.

Por Giovanna Lisboa

Atualizado em 09/05/2014, às 15:45h

Ganhadora de cinco das nove modalidades em que competiu, a UFRJ conquistou o título de campeã geral do 3º Jogos Universitários do Vale do Paraíba (JUV), que aconteceu de 1 à 4/5 em Lorena, interior de São Paulo.

No quadro geral de medalhas, os alunos da UFRJ conquistaram cinco ouros no basquete, futsal, handebol, voleibol feminino e masculino; e duas pratas, no basquete e handebol masculino. Os times de futebol e futsal masculino ficaram em quinto lugar.

A Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro Prefeito Hamilton Vieira Mendes (Esefic) e a Universidade de São Paulo (USP) ficaram em segundo e terceiro lugares gerais, respectivamente.

A delegação da UFRJ, que possui nove seleções, foi composta por alunos de diversos cursos.  Os grupos fazem parte da Coordenação de Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e contam com o apoio da Divisão de Esportes, Cultura e Lazer (Decult) da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst). Sob o comando do professor Antônio Carlos N. de Carvalho e da técnica Regina Balbi alunos monitores são designados para treinar cada uma das equipes das diferentes modalidades.

Participaram do JUV 2014, ainda, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Universidade de Taubaté (Unitau), Faculdade de Pindamonhangaba (Fapi), Faculdade de Rondônia (Faro), Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro Prof. Waldomiro May (Fatec Cruzeiro), Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (Fatec GT) e Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (Fatea).

Além da atuação nos Jogos Universitários do Vale do Paraíba, a delegação da UFRJ está competindo na Liga Carioca 2014 da União de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, feminino e masculino, e no Campeonato Carioca Juvenil de Vôlei Feminino da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro.

A EEFD ainda irá sediar, ainda sem data definida, o Torneio Início Universitário da Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro, que abre oficialmente o calendário esportivo da cidade, com competições de basquete, futebol, handebol, judô, karatê, natação e voleibol.

Os alunos interessados em participar da delegação devem comparecer à Coordenação de Esportes, que fica na sala 261 da EEFD, ou entrar em contato pelo telefone 3938-6806. A Escola está localizada na Av. Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária  – RJ.

UFRJ fatura o 3º lugar nos Jogos de Comunicação Social

Por Miler Alves

Foram realizados no último feriado, entre os dias 01 e 04/05, os Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS). O local escolhido para sediar o evento foi a cidade de Vassouras, no interior do Rio, e a UFRJ foi representada pela Associação Atlética Acadêmica Claudio Besserman Vianna, da Escola de Comunicação (ECO).

A UFRJ conquistou o 3º lugar geral, diferente do ano passado onde ficou com a segunda colocação. A atlética da ECO conquistou as primeiras colocações nos campeonatos de basquete, handebol e cabo de guerra, todas estas modalidades femininas. O masculino conseguiu um vice-campeonato no cabo de guerra.

Disputado entre 8 faculdades de comunicação da região metropolitana do Rio de janeiro, o JUCS possui competições de futsal, basquete, vôlei, handebol, cabo de guerra e futebol de campo, este último, o único esporte que não possui campeonato feminino.

O presidente da atlética da ECO, Pedro  Souto, destacou os pontos que foram determinantes  para  que o caneco não tenha vindo. “Chegamos ao JUCS com a expectativa do primeiro lugar geral. Infelizmente, ainda no primeiro dia de competição, tivemos dois resultados que nos afastavam dessa conquista. Foram partidas em que os nossos times estiveram irreconhecíveis – mostraram no período de treinos muito mais potencial que na competição”, avaliou.

“No segundo e terceiro dias, a eliminação precoce no handebol masculino e no futsal masculino também não estavam nos planos para a disputa do título geral”, disse Pedro.

Para ele, avançar na integração com os alunos da Escola de Belas Artes (EBA) será fundamental para o fortalecimento dos times da UFRJ. “Com certeza chegamos com times mais fortes que na edição passada. Talvez os nossos adversários tenham evoluído ainda mais, mas temos também a certeza de que estamos no caminho certo. Na festa e na diversão, acredito que esse JUCS tenha superado as expectativas, [a competição] sempre pode melhorar, mas o entusiasmo e a improvisação foram marcantes para a nossa delegação – complementou o presidente.