Categorias
Memória

Nelson Souza e Silva recebe título de emerência

Por Paulo Calmon

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou o pedido de concessão do título de Professor Emérito ao professor titular Nelson Albuquerque de Souza e Silva. A proposta foi encaminhada pela Faculdade de Medicina, tendo sido iniciada no Departamento de Medicina Preventiva pelo professor titular Basílio de Bragança Pereira.
 
A iniciativa da homenagem não partiu do departamento de origem do acadêmico, como ressaltado pela relatora Flora de Paoli Faria, em seu parecer na sessão do dia 24/04. Segundo o documento, “a dedicação e o compromisso de nossos professores muitas vezes se estendem além de sua lotação departamental”.
 
A deliberação apresentou discursos emocionados dos conselheiros, cujas palavras buscavam ressaltar o caráter humanista do homenageado. Segundo os relatos, Nelson Albuquerque de Souza e Silva sempre foi e ainda é comprometido com a saúde pública, assim como é um incentivador da causa, e não se curva ao mercado, aos instrumentos de poder e às pressões ao defender seus ideais. Segundo o professor Vitor Iorio, o docente foi “fundamental para fazer o elo entre academia e sociedade”.
 
Às 13h, após a votação favorável do Consuni, a decisão foi aplaudida de pé pelos participantes da sessão.