Categorias
Memória

Seminário debaterá conclusões do 5º Relatório do IPCC

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, promove, dia 28 de abril, o seminário “Conclusões do Quinto Relatório do IPCC, Extremos Climáticos e seus Desdobramentos na Disponibilidade Hídrica e na Geração Elétrica no Brasil”.

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, promove, dia 28 de abril, o seminário “Conclusões do Quinto Relatório do IPCC, Extremos Climáticos e seus Desdobramentos na Disponibilidade Hídrica e na Geração Elétrica no Brasil”. O evento, que conta com apoio do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), será realizado no auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, a partir das 13h30. O evento é aberto a todos os interessados e tem entrada franca.

Com o objetivo de debater as conclusões do Quinto Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e os efeitos diretos dos eventos climáticos extremos sobre a população e a economia do Brasil, o seminário contará com a participação de especialistas de diferentes órgãos e instituições de pesquisa. Já estão confirmadas as presenças dos professores Suzana Kahn Ribeiro e Marcos Freitas, da Coppe/UFRJ; Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP); Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP; Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); e José Carlos de Miranda Farias, diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, fará a abertura e será o mediador do debate que encerrará o encontro.

Entre os autores e revisores dos capítulos do Quinto Relatório do IPCC estão os professores da Coppe: André Lucena; Luiz Pinguelli Rosa; Márcio D’Agosto; Roberto Schaeffer; e Suzana Kahn Ribeiro; e a pesquisadora, Carolina Dubeux. Sediado na Coppe, o FBMC é presidido pela presidente da República Dilma Rousseff e seu secretário executivo é o professor Luiz Pinguelli Rosa.