Evento acontece de 25 a 28/4 com exibição de filmes, apresentação de dança e debates com a temática do mundo árabe.

">

">

I Mostra UFRJ de Cinema Árabe

A produção cultural do mundo árabe estará no centro das atenções, de 25 a 28 de abril, quando acontecerá a I Mostra UFRJ de Cinema Árabe. Produzido pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FCC-UFRJ), o evento contará com a exibição de sete filmes no Cine Joia, mesa redonda e debates.

A abertura, no dia 25, sexta-feira, será no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), às 9h, com a mesa redonda “Conjuntura política e cultura na Palestina”, com a participação do Professor Saad Chadli, escritor e pesquisador argentino-libanês; a professora Beatriz Bissio, Chefe do Departamento de Ciência Política/Coordenadora do
NIEAASA (Núcleo Interdisciplinar de estudos sobre a África, Ásia e as relações Sul-Sul) do IFCS/UFRJ. Antes, o grupo Hátor, de danças árabes, fará uma pequena performance. À noite, às 20h, a mostra será aberta no cinema de Copacabana, com a exibição do longa metragem libanês “Ok, Basta Adiós”, de Rania Attieh & Daniel Garcia, filmado em 2011. A programação segue no final de semana com projeções e debates, no Cine Joia. Entre os filmes estão “Constantino”, “Sob o véu do Islã” e “Hijab, mulheres de véu”.

Na segunda, dia 28, às 10h, acontecerá a segunda mesa redonda, “Parcerias entre a produção brasileira e a de países árabes”, com a participação de Eduardo Valente, cineasta e assessor internacional da Ancine, Geraldo Adriano Godoy de Campos (Diretor do Instituto Cultural Árabe – ICÁrabe-SP), Edgardo Alberto Bechara Arcuri (Diretor Executivo da “Asociación Creciente Cine Fértil” e do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab) e Christian Lionel Mouroux (Diretor Artístico do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab). O encerramento da I mostra UFRJ de Cinema Árabe, será às 20h, no Joia, com o filme “Fidaï”, eleito melhor filme do LAIFF (Los Angeles Independent Film Festival) de 2012.

Entre os convidados que se revezarão nos debates após os filmes estão Geraldo Adriano Godoy de Campos (Diretor do Instituto Cultural Árabe – ICÁrabe-SP), Edgard Alberto Bechara Arcuri (Diretor Executivo da “Asociación Creciente Cine Fértil” e do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab), Christian Lionel Mouroux (Diretor Artístico do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab), Saad Chedid (Diretor da Cátedra de Estudos Palestinos, da Universidade de Buenos Aires) e Paulo Halm (diretor e roteirista).

Organizado pelo Fórum de Ciência e Cultura e do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), a mostra o evento tem como parceiros o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as relações Sul-Sul (NIEAAS), o ICÁrabe-SP, a Mostra Internacional de Cinema Árabe de Buenos Aires, e o Espaço Hátor de Danças Árabes, além do apoio do Cine Joia, na cessão do espaço.

A I Mostra UFRJ de Cinema Árabe tem como objetivo promover uma aproximação da universidade com a produção cultural dos países árabes, visando a divulgação do cinema
árabe, cuja circulação no circuito tradicional é bastante reduzida entre nós. É uma oportunidade também para iniciar os debates visando a constituição de uma Cátedra de Estudos Árabe-Brasileiros no âmbito do CBAE- Colégio Brasileiro de Altos Estudos.

Veja aqui a programação completa da Mostra.

SERVIÇO:
I MOSTRA DE CINEMA ÁRABE DA UFRJ
ABERTURA: DIA 25/04/2014
9h – MESA REDONDA CONJUNTURA POLÍTICA E CULTURA NA PALESTINA”
IFCS / UFRJ – LARGO DE SÃO FRANCISCO, 2 – CENTRO
ENCERRAMENTO: DIA 28/04/2014