A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ realiza na segunda e terça-feira (14 e 15/4) o 3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. O evento é resultado de uma parceria entre a universidade e a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).">A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ realiza na segunda e terça-feira (14 e 15/4) o 3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. O evento é resultado de uma parceria entre a universidade e a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).">

3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia acontece na ECO

Imagem de divulgação do 3º Encontro Regional Sudeste de História da MídiaA Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ realiza na segunda e terça-feira (14 e 15/4) o 3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. O evento é resultado de uma parceria entre a universidade e a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), que organiza anualmente o evento.

Este ano, em decorrência dos 50 anos do golpe militar de 1964, o encontro pautará discussões sobre o período com o tema “Mídia e memória do autoritarismo”. Serão abordadas questões sobre censura, produção cultural, estratégias e práticas de comunicação, memória, formas de engajamento e resistência e o papel da mídia no processo de consolidação da ditadura civil-militar no Brasil.

Com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, alunos e profissionais o evento contará com oito grupos de trabalho que abordarão a história em eixos temáticos sobre jornalismo, publicidade e comunicação institucional, mídia impressa, mídia sonora, audiovisual e visual, mídia digital, mídia alternativa e historiografia da mídia.
Além das reuniões dos grupos de trabalho, para debates sobre seus respectivos temas, haverá palestras e o lançamento, na segunda-feira (14/4), da exposição “Imagens do Golpe”, que reúne uma série de fotografias do período da ditadura.

Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site. A ECO está localizada na Avenida Pauster, 250, campus da Praia Vermelha, Urca.