Ex-vice-diretor do Instituto de Física da UFRJ, recebe o título de professor emérito da UFRJ no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza">Ex-vice-diretor do Instituto de Física da UFRJ, recebe o título de professor emérito da UFRJ no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza">

Professor Takeshi Kodama recebe título de professor emérito da UFRJ

O professor, ex-diretor científico e ex-vice-diretor do Instituto de Física (IF) da UFRJ, Takeshi Kodama recebe o título de professor emérito da UFRJ na próxima terça-feira (8/4) no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Estando há 40 anos no país, sendo 20 na UFRJ, Kodama possui um currículo notável e admirável. Formado pela Waseda University em Tóquio, é um líder científico no Brasil. Também foi chefe de departamento e coordenador de formação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Takeshi Kodama ocupa o nível máximo de pesquisador do CNPq desde 1993, é reconhecido como Cientista do Nosso Estado desde 1999 pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Em 1997, foi eleito membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), passando a ser Membro Titular da ABC em 2010. Foi nomeado Fellow do Institute of Physics de Londres, em 2004 e foi eleito membro da Academia Europeia, em 2011.

Com cerca de 100 trabalhos publicados em revistas especializadas em circulação internacional, as pesquisas do professor resultam em mais de 1300 citações nas áreas de física nuclear relativística, cromodinâmica quântica, astrofísica nuclear etc. Além de ter orientado 17 mestrados e 16 doutorados dentro e fora do país.

O título de professor emérito é dado aos docentes já aposentados que possuem grande reconhecimento na academia e que participaram de várias atividades dentro da Universidade, como publicar pesquisas relevantes e orientar teses de mestrado e doutorado.

O CCMN fica na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 na Cidade Universitária.