">O professor receberá o título em sessão solene na próxima segunda-feira, 07/04. Leoncio é referência na defesa da autonomia universitária, dos direitos humanos e na defesa da universidade pública e de qualidade para a promoção de políticas públicas de Estado no México.

Leoncio Lara Sáenz recebe título de honoris causa da UFRJ

Por Diane Dias

O professor Doutor Leoncio Lara Sáenz receberá o titulo de Doutor Honoris Causa, em sessão solene, que será realizada no Salão da Eletrobrás, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, na próxima segunda-feira, 07/04.

Sáenz é membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do México, fundador da Rede de Defensores Universitários e foi o único advogado geral das três universidades mais importantes do México: UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), Instituto Politécnico e UAM (Universidade Autônoma Metropolitana).

Além disso, na UNAM, foi defensor universitário, e na UAM, criou um grupo de defesa para anciãos e adultos maiores, o Xochimilco, com o propósito de criar uma rede conjunta com o Grupo Regional de Investigações Interdisciplinares sobre senectude no México e na América Latina.

Também é considerado um grande constitucionalista e romanista no campo do Direito, e tem obras escritas sobre autonomia universitária e direitos humanos. Já desempenhou a função de procurador da defesa do trabalho do México e foi “visitador” geral dos indígenas na qualidade de fundador do programa de proteção às vítimas. Atuou como comissionado dos Altos e Selva de Chiapas para os indígenas desse Estado.

Dessa forma, o professor é referência na defesa da autonomia universitária, dos direitos humanos e na defesa da universidade pública e de qualidade para a promoção de políticas públicas de Estado no México.

A cerimônia está marcada para as 18h e o endereço do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ é Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.