">Um dos mais influentes filósofos alemães contemporâneos do Direito recebe o título na próxima segunda-feira, 31/3, na Faculdade Nacional de Direito (FND).

Robert Alexy recebe título de honoris causa da UFRJ

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, convida a todos para a sessão solene do Conselho Universitário, que entregará ao professor Robert Alexy, na próxima segunda-feira, 31/3, o título de Doutor Honoris Causa, em cerimônia na Faculdade Nacional de Direito (FND).

Alexy é um dos mais influentes filósofos alemães contemporâneos, na área. Graduado em Direito e Filosofia pela Universidade de Göttingen, recebeu o título de PhD em 1976, com a dissertação Uma Teoria da Argumentação Jurídica. Em 1984, habilitou-se na área, com a Teoria dos Direitos Fundamentais. As duas obras são referência no Direito.

Teoria da Argumentação Jurídica é uma das mais influentes obras da Filosofia do Direito surgida nos últimos tempos. Traduzida para 13 idiomas, recebeu da Academia da Ciência de Göttingen, em 1982, o Prêmio da Classe Filosófico-Histórica.

O evento será às 10h, no salão nobre da FND (Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro, Rio de Janeiro).