">A partir do dia 5/4, novas mudanças telefônicas acontecerão na UFRJ. Desta vez, os prefixos 2598 e 2562 mudarão para o 3938.

Prefixos 2598 e 2562 mudam no dia 5/4

Por Gustavo Natario

As mudanças de prefixos telefônicos na UFRJ, processo que integra as ações de modernização do sistema de telefonia e internet da universidade, continuam no dia 05/4. A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) informa que, desta vez, os prefixos 2598 e 2562 serão os próximos a migrarem para o 3938.

Apesar das mudanças, todos os ramais serão preservados e as unidades com novos números poderão fazer chamadas entre si, sem necessidade de discagem do prefixo. As primeiras alterações tiveram início no sábado, 22/3, quando os telefones do campus da Praia Vermelha foram alterados.

A TIC informa que, durante um mês, todos que fizerem ligações de fora da UFRJ para os números antigos ouvirão uma gravação, que indicará os novos telefones. Posteriormente, a mudança também acontecerá no campus de Macaé, onde algumas unidades passarão a operar com o prefixo 2141.

A Pró-reitoria de Gestão e Governança (PR-6) informa que a medida aumentará a quantidade de ramais da UFRJ de 7 mil para 10 mil. A ampliação do número de linhas é resultado da primeira licitação para serviços de telefonia já realizada na universidade e resultará na redução de custos, aquisição de novos equipamentos e modernização de serviços. O custo nas ligações também cairá, implicando em economia de até 30% dos atuais investimentos no serviço, da ordem de R$6,2 milhões anuais.

O novo contrato de telefonia na UFRJ, cuja vencedora foi a operadora Embratel, prevê penalidades nos caso de interrupção ou indisponibilidade na prestação dos serviços. A empresa substitui a antiga prestadora, Oi.

Internet mais rápida

O acesso à internet das unidades situadas fora da Cidade Universitária será melhorado, com a modernização das centrais telefônicas, anuncia a PR-6.

A velocidade de interconexão aumentará 2 Mbps para 10 Mbps. Assim, passarão a ter melhor navegação: a Faculdade Nacional de Direito (FND), Fórum de Ciência e Cultura (FCC), Maternidade Escola (ME), Hospital São Francisco de Assis (Hesfa), Escola de Enfermagem Anna Nery, Escola de Música, Observatório do Valongo, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), Instituto de História (IH) e Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ).