Equipe do Parque Tecnológico da UFRJ visita COR

Centro de operações do Rio recebe visita de parte da equipo do Parque Tecnológico da UFRJ

A equipe de operações do Parque Tecnológico da UFRJ visitou, nesta semana, o Centro de Operações do Rio (COR), responsável por monitorar e apresentar soluções para os problemas da cidade do Rio de Janeiro. O COR trabalha 24 horas por dia e possui mais de 900 câmeras e 400 profissionais que se revezam, monitorando o trânsito, as condições meteorológicas e as obras da cidade, entre outros assuntos.

O encontro teve como foco a troca de experiências entre o Parque e a Prefeitura carioca sobre gestão de operações com ideias e parcerias que possam solucionar problemas. Durante a discussão, foram levantadas questões para melhorar o sistema de vigilância, de monitoração de veículos e de trânsito, e o setor de comunicação e armazenamento de dados.

O chefe executivo do COR desde fevereiro de 2013, Pedro Junqueira, recebeu a equipe do Parque Tecnológico e explicou o trabalho e o funcionamento do local. Além disso, falou sobre as parcerias do COR com o Waze e Twitter, por exemplo. O primeiro ajuda a Prefeitura a coletar informações e reclamações dos usuários sobre o trânsito e, o segundo, consolidou a parceria com o Twitter Alert, ferramenta que avisa sobre os problemas da cidade. Foi a primeira vez que o Twitter Alert firmou uma parceria no Brasil.

Após a apresentação do chefe executivo do COR Pedro Junqueira, o  gerente de comunicação Paulo Canarim falou sobre  a dinâmica do trabalho de imprensa e redes sociais  da sua equipe. Canarim enumerou as plataformas de notícias (Rádio Web, Newsletter e TV interna) e a importância da aproximação com a imprensa, que tem um espaço reservado dentro do prédio.

Junqueira falou do aumento da demanda de trabalho em razão das obras para os grandes eventos a serem realizados no Rio de Janeiro, e comentou sobre a necessidade de integração entre as companhias da prefeitura (Comlurb, Cet-Rio, entre outras). Segundo ele, a troca de informações com visitantes é relevante. “Sempre é importante trocar, principalmente com pessoas inteligentes e interessadas. O Centro de Operações vive do compartilhamento do que se sabe, é assim que vamos construindo nossa história e prestando serviço para as pessoas. Falar com a UFRJ é sempre um prazer, pois é um local de excelência.”

Rua Paulo Emídio Barbosa,485
Ilha da Cidade Universitária