Abastecimento de energia restabelecido no CT

O abastecimento de energia no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ voltou ao normal por volta de 13h15min desta quinta-feira (20/03).

O abastecimento de energia no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ voltou ao normal por volta das 13h15min desta quinta-feira (20/03), após sobrecargas nos últimos três dias e suspensão de abastecimento de cinco dos oito blocos da unidade, na quarta-feira.

A direção do Centro de Tecnologia (CT) e a Prefeitura Universitária da UFRJ informaram que desde a segunda-feira vinham registrando sobrecarga elétrica naquela unidade de ensino, atingindo pico por volta das 14h, horário que concentra a maior parte das aulas e atividades do prédio.

A decania do CT, com a área de manutenção elétrica do edifício, a Prefeitura Universitária e a empresa terceirizada Steel, substituíram dois fusíveis danificados, por um disjuntor. Na segunda e na terça-feira, a falta de energia foi causada por problemas nos disjuntores e foi facilmente solucionada, entretanto, na tarde de quarta dois fusíveis de média tensão sofreram danos graves, precisando de substituição.

Desde o ano passado, os responsáveis técnicos na UFRJ têm preparado as subestações de abastecimento para o aumento do consumo de energia no local. A solicitação de aumento de carga à concessionária Light já integra o cronograma de ações.

A Prefeitura Universitária informou que, assim como ocorreu na quarta-feira, os blocos A, B e C podem, em casos de queda de energia, permanecer abastecidos em detrimento dos outros, por estarem ligados a um anel de rede diferente dos demais.

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFRJ informou que as centrais telefônicas da unidade tiveram de ser desligadas, para que não sofressem danos com a oscilação no fornecimento de energia.