">A Faculdade de Educação (FE), através da Coordenação de Pedagogia, realiza, em três dias, a Aula Magna “A pedagogia e suas questões: marcos histórico, sociológico e curricular – desafios para o pedagogo/docente”.

FE realiza Aula Magna

A Faculdade de Educação (FE), através da Coordenação de Pedagogia, realiza a Aula Magna “A pedagogia e suas questões: marcos histórico, sociológico e curricular – desafios para o pedagogo/docente”.

O evento acontecerá durante três dias. Na próxima terça (18/2), das 14h às 16h, a aula será ministrada pela professora Ana Maria Monteiro. Já na quarta (19/2), das 10h às 12h, será a vez da professora Rosana Heringer. Finalmente, na quinta (20/2), das 19h às 21h, Marlene de Carvalho encerrará a programação.

As aulas serão realizadas no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.

Palestrantes:

18/2 – 14h – Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro. Professora associada da UFRJ, doutora em Educação e mestre em História. Desde janeiro de 2008 exerce a função de diretora da FE-UFRJ. Integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História – LEPEH e do Núcleo de Estudos de Currículo – NEC da Faculdade de Educação/UFRJ.

19/2 – 10h – Rosana Rodrigues  Heringer. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro  (Iuperj), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação FE-UFRJ. Foi coordenadora executiva da ActionAid Brasil, diretora do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes (Ucam), pesquisadora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia).

20/2 – 19h – Marlene Alves de Oliveira Carvalho. Doutora em Ciências da Educação pela Université de lEtat a Liege, Bélgica (1987). Trabalhou na FE-UFRJ entre 1972 e 2003, sendo uma de suas diretoras, aposentando-se após 30 anos de serviço.