">O Centro de Ciências da Saúde (CCS) promoverá, no dia 13/2, uma aula inaugural com o tema Aids: avanços e desafios. A palestra será ministrada por Amilcar Tanuri, professor titular e chefe do Laboratório de Virologia Molecular.

Aids é tema de aula inaugural no CCS

Isabella Cardoso

No dia 13 de fevereiro, quinta-feira, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) promoverá uma aula inaugural com o tema Aids: avanços e desafios. A palestra será ministrada por Amilcar Tanuri, professor titular e chefe do Laboratório de Virologia Molecular.

O professor é graduado em Medicina, mestre em Biofísica e doutor em Genética pela UFRJ. Trabalhou de 2003 a 2006 como Research Fellow no Center for Disease Control (CDC) em Atlanta, USA dentro do Global AIDS Program (GAP) atuando no combate ao HIV/AIDS na África Subsaariana em Moçambique, Angola, Ruanda, Nigéria, Etiópia, Botsuana, África do Sul, Tanzânia, e RDC (Congo).

Em 2005 ajudou o Governo Angolano no combate a epidemia de febre hemorrágica de Marburg. Em 2006 foi convidado para assumir uma posição de Associated Research Scientist na Mailman School of Public Health (Columbia University) para ajudar o programa ICAP no estabelecimento de laboratórios na África Subsaariana. Tem experiência na área de Virologia e Genética, com ênfase em Retro virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv-1, subtypes, genetically diverse, HIV, SIV, HCV, e resistência a droga. E consultor da OMS na área de Resistência a Drogas do HIV.

A palestra será às 9h, no Auditório do Bloco N, anexo do Prédio do CCS, com acesso pela Rua César Perneta, s/n, e pelo interbloco I/J.