Categorias
Memória

Exposição Nós do Mundo discute sustentabilidade

A exposição Nós do Mundo convida para uma reflexão sobre a nossa relação com o planeta, discutindo os impactos gerados pela fome de consumo infinita das sociedades urbanas atuais e as possíveis alternativas sustentáveis para a preservação da biodiversidade da Terra. Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, de 16 de janeiro a 30 de março de 2014, Nós do Mundo foi concebida pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

 

De que forma estamos inseridos no mundo em que vivemos e como podemos lidar com as questões ambientais e sociais? Quais as consequências e os riscos do nosso modo de vida no meio ambiente e na saúde, e o que cada um de nós pode fazer diante desse cenário? A exposição Nós do Mundo convida para uma reflexão sobre a nossa relação com o planeta, discutindo os impactos gerados pela fome de consumo infinita das sociedades urbanas atuais e as possíveis alternativas sustentáveis para a preservação da biodiversidade da Terra.

Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, de 16 de janeiro a 30 de março de 2014, Nós do Mundo foi concebida pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, como parte das atividades da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012.

Por meio de painéis, atividades interativas e vídeos, a exposição aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação ambiental, apresentando algumas das soluções existentes para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável.

Ao percorrer os módulos da exposição, o visitante é estimulado a explorar imagens da biodiversidade e perceber como a degradação ambiental pode atingir nossa saúde. Para pensar formas de interferir nesse cenário, o público é convidado a interagir e, no “Mercado”, descobrir o valor ambiental de produtos e alimentos, como um simples pão com ovo, incentivando o consumo consciente e o conhecimento do modo de produção de tudo o que compramos. Nesse módulo, percebe-se que é preciso consumir 135 litros de água, para produzir um ovo, e 650 litros, para fabricar um pão de forma. Quanto de água consumirá 1 quilo de carne?

O visitante também pode acompanhar os dados de um “Lixômetro”, que tem como objetivo contabilizar o lixo produzido, diariamente, na cidade do Rio de Janeiro, desde a inauguração da exposição. Para onde vai todo esse lixo? Quanto tempo leva para que seus componentes sejam decompostos? O que pode ser reutilizado ou reciclado?

O desafio de Nós do Mundo é de todos nós. Como destacou Vanessa Guimarães, curadora da exposição e coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida: “Queremos que os visitantes reflitam sobre o nosso papel no cenário atual e em cenários mais sustentáveis, que já começam a surgir em diversos países. Queremos mostrar que o futuro é fruto das nossas escolhas de hoje”.