Reitor Carlos Levi recebe título de Honoris Causa no Peru

O reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, recebeu no dia 5/12 o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Trujillo (UNT), em Trujillo, Peru. A cerimônia foi realizada no Paraninfo da Universidade, sede central, com a presença das vice-reitoras acadêmica e administrativa da universidade, decanos de centros e diretores de unidades, além de docentes, funcionários e estudantes da universidade.

O título foi concedido pelo reitor da UNT, Orlando Velasques Benites, respeitando o ritual acadêmico, do qual fazem parte a entrega da medalha da universidade peruana e o título de honoris causa.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, e a superintendente-geral de Atividades Fora da Sede, professora Maria Antonieta Rubio Tyrrel, que também já foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela UNT, primeira universidade republicana do Peru, criada por Simón Bolívar no final do século XVIII.

Em seu discurso, Levi agradeceu a indicação de seu nome e a aprovação, por unanimidade, do Conselho Universitário da UNT para a concessão da mais alta homenagem acadêmica. Depois falou sobre a história das instituições universitárias, abordando aspectos históricos, sua importância, problemas e conquistas, sobretudo os desafios no século XXI e como a UFRJ deverá  se preparar para acompanhá-los.

A outorga do título, durante a cerimônia, foi acompanhada pelo Coral da UNT e, posteriormente, por uma confraternização acompanhada de danças típicas da cultura peruana.

O título foi concedido por reconhecimento ao conjunto da obra e trajetória profissional de Carlos Levi, bem como por sua atuação na UFRJ, tendo como destaque a articulação promovida com outras universidades, principalmente da América Latina.
Carlos Levi é engenheiro naval e mestre em Engenharia Oceânica pela UFRJ, mestre e doutor em Arquitetura Naval pela Universidade de Londres.

Além de reitor, é professor associado da universidade, atuando na Escola Politécnica (Poli) e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ). Exerceu, de 2003 a 2011, o cargo de pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e de coordenador do Laboratório de Tecnologia Oceânica da Coppe. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Propulsão de Navios, atuando principalmente em Hidrodinâmica, Ação de Ondas, Dinâmica, Ondas e Teoria Potencial.

É autor de inúmeros trabalhos científicos e publicações em periódicos nacionais e internacionais e possui vários títulos de reconhecimento e honrarias em nível nacional e internacional.