Escola Politécnica da UFRJ detém 13 das 20 premiações Oscar Niemeyer do CREA-RJ

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) premiou 20 trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na categoria “Engenharias” do Prêmio Oscar Niemeyer. Destes trabalhos, 13 são de cursos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica.

O prêmio Oscar Niemeyer tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica, valorizar professores e estudantes e estreitar os laços do CREA-RJ com a comunidade acadêmica.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 29/11, no Othon Palace Hotel, em Copacabana.

Os contemplados foram:

· Abordagem de Ciclo de Vida na Avaliação de Impactos Ambientais no Processamento Primário OFFSHORE – Marcel Gonin de Campos (Escola Politécnica).

· Análise de pórticos de concreto armado em condições sísmicas considerando o modelo de Mander – Paulo José de Souza Júnior (Escola Politécnica).

· Análise estrutural de cilindros revestidos de compósitos para armazenamento de GNV – Fernando Francisco Miranda Corrêa de Guamá (Escola Politécnica).

· Avaliação da difusividade e permeabilidade do hidrogênio em diafragmas confeccionados em ligas 625 – Gustavo Brandolin (Escola Politécnica).

· Avaliação de Meios Geológicos Porosos por Técnicas Atômicas e Nucleares – Milena Ferreira de Siqueira Oliveira (Escola Politécnica).

· Avaliação de propriedades mecânicas de revestimentos de carbono amorfo do tipo diamante depositados sobre aço por meio da técnica de indentação instrumentada – Leonardo Manhães Malheiro (Coppe).

· Avaliação dos indicadores de sustentabilidade usados na indústria siderúrgica brasileira para a produção de aço – Leonardo Pontes Bordallo (Escola Politécnica e Escola de Química).

· Desenvolvimento de Compósitos Reforçados por Fibras Naturais para aplicações Estruturais – Rafael Levy Martins (Escola Politécnica).

· Efeito de Moon Pool no comportamento de embarcações estacionárias em operações Offshore – Hélio Bailly Guimarães (Coppe).

· Engenharia de Relações: Uma abordagem sobre a formação relacional do engenheiro de produção da UFRJ – Flávio Raposo de Almeida – Jean Patrick de Cara (Escola Politécnica).

· Escoamento de Óleos Pesados: com ênfase em dispersões poliméricas e caracterização reológica – Michelle Gonçalves Mothé (Escola de Química).

· Estudo de parâmetros microestruturais de rochas-reservatório para diferentes resoluções utilizando microtomografia computadorizada 3D – Alessandra de Castro Machado (Coppe).

· Estudo sobre a estabilidade da Encosta do Morro de Sapinhatuba I, angra dos Reis – RJ – Vinicius Moreira de Castro (Escola Politécnica).

· Flexão Composta Oblíqua: Superfície de resistência, curvas de interação, verificação e dimensionamento de seção qualquer – Vinício da Silva Lopes Avelino (Escola Politécnica).

· Investigação Estrutural e da Cinética de Absorção de Hidrogênio em Ligas a Base TiCr – Alejandro David Martínez Amariz (Coppe).

· Otimização da produção em campo de petróleo pelo estudo do problema de localização de poços e unidades de produção – Roberta Gomes de Souza Santana (Escola Politécnica).

· Produção de Etanol a partir da fermentação simultânea à hidrólise do amido granular de resíduo agroindustrial – Bernardo Alves Cinelli (Coppe).

· Remoção biológica de nutrientes em sistemas compactos e estudo da diversidade microbiana por técnicas de biologia molecular – João Paulo Bassin (Coppe).

· Sistemas de Impermeabilização rígidos para subsolos de edifícios residenciais e comerciais – Leonardo Torres Massa (Escola Politécnica).

· Uma estimativa do incremento no risco social perante o crescimento populacional desordenado no entorno das refinarias ao longo dos anos, uma base para a adoção de medidas de controle – Paula Dias Silveira (Escola Politécnica).